A rede The B-Burgers, que tinha o influenciador Carlinhos Maia como um dos sócios, fechou mais de 100 franquias e revoltou uma franqueada que viralizou no TikTok.
A empreendedora chamada Thalia Nunes Lima mostrou a hamburgueria fechada e afirma que a rede The B-Burgers encerrou as atividades sob acusações de má gestão.
"É isso que acontece quando se acredita em influencers, todo seu dinheiro sofrido, suado", diz ela no vídeo, que alcançou mais de 3 milhões de visualizações na rede social.
A rede confirmou à revista Pequenas Empresas Grandes Negócios que fechou 100 unidades e afirma que está passando por um processo de restruturação e que Carlinhos Maia não é mais sócio.
No site da The-B Burguers, porém, o influenciador continua aparecendo como garoto-propaganda do negócio com uma promessa de R$ 1,4 milhão de faturamento.
Qual é o cardápio da hamburgueria de Carlinhos Maia?
Entre os sanduíches vendidos no cardápio da The B-Burgers estão um que leva o nome de Carlinhos Maia, cheddão, BBQ, Smash alho e vulcão, um hambúrguer que vem com um furo no pão e batatas fritas no meio.
Além dos hambúrgueres, a loja tem um menu de almoço com: feijoada, picanha com arroz, batata e feijão, estrogonofe de carne com arroz e batata palha e mais opções.
Ex-franqueada diz que Carlinhos Maia prometeu "lucros e vendas absurdas"
A ex-franqueada contou que comprou a franquia em 2022 porque Carlinhos Maia havia garantido “lucros e vendas absurdas”. “Ele simplesmente não divulgou”, reclamou. Em entrevista à Quem, ela revelou que investiu R$ 150 mil no negócio após ver a divulgação do influenciador, mas não recebeu suporte da franqueadora.
O Terra Degusta procurou a assessoria de Carlinhos Maia e não obteve retorno até o momento.
A The B-Burger foi fundada em 2018 pelo chef Ítalo Bruno, em Aracaju (SE), e Carlinhos Maia entrou como sócio da rede em 2021. Na época, em entrevista a PEGN, o influenciador disse que conseguia vender unidades apenas ao mencionar a hamburgueria em seus stories. Ele tem mais 28,8 milhões de seguidores no Instagram.
O novo CEO, Talles Howard disse à PEGN que dos 100 fechamentos, 40 foram de lojas que ainda nem tinham aberto as portas. "Entendemos que a marca tem de ser maior que o influenciador. As pessoas não sabiam o nome da marca, e chamavam de 'hamburgueria do Carlinhos Maia’. Isso é bom, porque atrai público, mas também é ruim, porque atrai haters", disse.
Segundo Talles, o perfil de franqueados que entrou para a rede no período era formado por muitos fãs do influenciador. "Entendemos que colocamos para dentro muitos fãs de Carlinhos Maia, que não são empreendedores, que esperam que ele vá até a loja. A gente achou melhor nesse momento de reestruturação tirar ele da sociedade", avaliou.