Não tenha medo de comprar e congelar carne fresca, mesmo produtos como filé de costela ou lombo de melhor qualidade. Seja porque você está aproveitando uma promoção ou porque não vai conseguir cozinhar a carne em menos de 24 horas, o freezer vai lhe poupar trabalho. Agora, não congele de qualquer jeito, ou até mesmo a melhor peça de carne pode estragar.
Leia também: Você lava a carne antes de cozinhar? Saiba os riscos dessa prática!
Por que a carne pode estragar mesmo dentro do freezer?
O problema com os freezers domésticos é que eles operam muito mais lentamente do que os freezers profissionais. O congelamento preserva muito bem as qualidades organolépticas de quase todos os alimentos, incluindo seus nutrientes, mas alguns produtos são muito sensíveis ao processo e sofrem mais quanto mais tempo ficam congelados. O grande inimigo são os cristais de gelo.
As moléculas de água na carne, ou em qualquer alimento, transformam-se em cristais de gelo durante o processo de congelamento. E são responsáveis pelo que é conhecido como queimadura de congelamento, que também estraga a textura até dos produtos mais delicados.
Na carne, isso resulta na quebra das paredes celulares, que, quando descongeladas e cozidas, provocam a liberação de sucos e deixam a carne seca, com menos firmeza e suculência, menos sabor e menos caramelização externa.
...
Veja também
Comer essas comidas ultraprocessadas podem reduzir a sua expectativa de vida, segundo a ciência
Churrasco para se esbaldar sem fazer mal: saiba como fazer
Carne processada: o que é, malefícios e relação com o câncer