Os participantes do reality show BBB (Big Brother Brasil) vivem se desentendendo por diversos motivos. Inclusive por comida, afinal, na Xepa, ela é restrita. E uma das únicas fontes disponíveis de proteína é justamente o ovo. E isso tende a se agravar ainda mais no caso específico da sister Bruna Griphao.
Visão do especialista
Fernando Meirelles é nutricionista do Instituto Rana Saleh e fez uma ponderação sobre esse episódio da casa global. "Primeiramente, é importante destacar que Bruna afirmou que não come carne. Ela se referiu a carne bovina pois segundo noticiado na imprensa, Bruna consome frango e outras fontes de proteína", disse o nutricionista.
Os acréscimos de Meirelles não param por aí, ou seja, esse profissional traçou comparativos com ovos e carnes para expor que não há nenhum acúmulo de proteína. Fernando ainda trouxe na sequência que esse tipo de substituição não é a adequada por conta destas diferenças.
"Analisando de forma comparativa o ovo não possui uma concentração de proteína comparável às carnes brancas, como o frango. A nível de exemplo, dois ovos inteiros possuem 13g de proteína. Enquanto uma porção padrão (100g) de peito de frango possui 32g de proteína.
"Outro ponto relevante, mas pouco comentado, é que o ovo também é uma importante fonte de gordura. Para cada ovo há em média 6,5g de proteína e 4,5g de gordura. Fazendo uma comparação geral destes dois alimentos nas mesmas quantidades, temos dois ovos, que totalizam 13g de proteína e 145 calorias. E o frango com 32g de proteína e 160 calorias.
Palavra final
"Dadas essas informações, fica claro que o ovo possui concentração proteica menor e quantidade de gordura muito superior, o que indica que não é a substituição ideal para as carnes brancas", concluiu.
Lembrete
Deve-se levar em consideração a ingestão total de proteína e o total de calorias consumidas para rotina alimentar. O nutricionista também precisa saber outras variáveis, como o fato da maioria das pessoas não ter o costume ou a preferência de consumir carnes pela manhã. Essa escolha deixa as fontes de proteína matinais restritas e essas comumente acabam sendo os ovos, queijos e iogurtes.