Eu sou mãe de três meninas e tenho uma cozinha sem portas e com livre acesso. Minhas filhas desde bebês participam das atividades da casa, seja como espectadoras ou atuantes, estão sempre ativas. Vejo o quanto isso é valioso na formação delas como pessoas. Saber arrumar a própria cama, organizar a bagunça dos brinquedos e até mesmo preparar alguns lanches é fundamental para a autonomia. Sem contar na alegria que elas ficam quando percebem o quão bem faz.
6 meses a 2 anos
Quando estão na fase dos 6 meses até os 2 anos, e no processo de introdução alimentar, gosto de deixar o bebê no cadeirão ao lado da bancada enquanto eu cozinho. Forneço diversos utensílios como peneira, pincel, pote de plástico, colher de pau, espátula e deixo brincar livremente. Além de já irem se familiarizando com os materiais, desenvolvem os sentidos como o tato e a visão.
2 a 4 anos
Quando a criança está com 2 anos é totalmente possivel executar uma receita com ela auxiliando. Desde que no momento do preparo a criança esteja segura, usar uma cadeira e mantê-lá longe do fogão e facas é um bom começo. Peça a ela para mexer com uma colher ou espátula ou acrescentar as xícaras de ingredientes. Eles adoram participar e ficam mais próximos dos alimentos.
4 e 5 anos
Com 4 ou 5 anos as crianças gostam muito de se aventurar em receitas como pães e bolos, pois o preparo é simples e fácil de executar. Nessa fase já é possivel também pedir para que descasquem os alimentos com um descascador, sempre com a supervisão de um adulto, é claro. Outra tarefa que também conseguem fazer é lavar as louças que não quebram ou cortam.
6 a 8 anos
Dos 6 aos 8 ja estão prontos para preparar seus lanches sozinhos, fazer a receita da panqueca de banana para o café da manhã ou o próprio lanche da escola é fundamental para reafirmar a importância de saber cozinhar. A criança percebe que pode fazer um alimento para a família e para ela mesma.
A partir de 9 anos
Quase completando uma década, a partir dos 9 anos já é possivel ensinar a manipular uma faca de corte e ensinar preparos no fogão. Lembrando que toda etapa que envolve perigo para criança é fundamental o acompanhamento de um adulto durante todo momento.
Estar na cozinha com as crianças é sempre um desafio. Requer paciência e muito carinho para ensinar algo tão valioso quanto a preparar um alimento. Faça desse momento algo especial e memorável.