Não importa qual esporte ou atividade física a criança pratique. Durante o treino, ela gasta energia, perde líquido e o corpo precisa estar bem nutrido para garantir um bom desempenho. “Por isso, é tão importante a alimentação antes e depois do exercício. Ela garante a energia e os nutrientes em quantidade e qualidade adequadas para a realização das atividades, e para o crescimento e desenvolvimento saudáveis”, explica a nutricionista Maria Fernanda Elias, diretora da Food Notes: Nutrição e Saúde, em São Paulo.
O ideal é fazer um lanche, planejado de acordo com as necessidades individuais, e deve combinar um líquido, uma fruta, um carboidrato e uma proteína. “O recomendado é que a criança se alimente meia hora antes e logo após o exercício”, orienta.
Mas a nutricionista faz um alerta com relação à quantidade: deve ser um lanche pequeno. “Depois do treino, converse com seu filho para saber como ele se sentiu com a refeição: se ficou com fome ou comeu muito. Dessa forma, vai-se adequando a quantidade de comida”, explica.
Se ele for almoçar ou jantar após a atividade física, o indicado é que o cardápio tenha salada, arroz com feijão, legumes cozidos, e uma proteína (carne, peixe, frango ou ovo). Para a sobremesa, uma fruta.
Confira a seguir as sugestões da nutricionista Maria Fernanda para a montagem dos lanches, antes ou depois do esporte, que deve combinar um item da cada grupo:
. Líquido: suco, chá ou água de coco, preferencialmente sem açúcar.
. Fruta: pode ser com casca (maçã ou pera) ou aquelas que a casca sai com facilidade (banana).
. Proteína láctea: queijo, requeijão ou iogurte.
. Carboidrato: pães (integral, de fôrma ou sírio), biscoito sem recheio ou bolo caseiro.