A importância da ingestão de água é repetida, exaustivamente, por todos os especialistas em saúde. Ela é um dos elementos essenciais para o corpo humano. Está presente no sistema digestivo, respiratório e até nos ossos, e é responsável, entre outros, pelo bom funcionamento do intestino e por transportar oxigênio, sais minerais e nutrientes.

Por isso, crianças e adolescentes devem beber entre 1,5 a 2,5 litros por dia. A quantidade de água necessária para a manutenção da homeostase (estado normal de funcionamento do organismo) varia de acordo com a temperatura, umidade relativa do ar, carga de exercícios praticados e alimentos ingeridos.

Publicidade

“Ela pode e deve ser ingerida sempre que necessário, inclusive um copo de 200 ml durante as refeições. Nesse caso, não se podem ingerir os alimentos de forma rápida, sem completar o processo de mastigação, seja por pressa ou por ansiedade, e utilizar a água como êmbolo para facilitar a deglutição”, alerta o pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros.

Incentive seu filho

Ofereça água à criança, mesmo sem ela pedir. “Elas aprendem imitando os pais, ou seja, a melhor forma de habituar seu filho a beber água é fazer o mesmo”, recomenda o pediatra. Para os adolescentes, o lembrete é sempre deixar uma garrafinha de água na mochila para hidratar-se ao longo do dia.

Publicidade

Vale ainda investir em sucos de frutas, como de melão e de melancia, e em água de coco, pois são bebidas ricas em nutrientes e mantêm a hidratação por mais tempo. Mas é fundamental ter em mente que nada substitui a água.

Fonte: Qualitá
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se