Ostentar um cabelo longo e cheio de vida costuma ser o desejo de muitas pessoas, mas engana-se quem pensa que para isto, aderir a bons cuidados capilares, envolvendo produtos especializados é o suficiente.
Ao MinhaVida, Letícia Canelada, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, explica que a alimentação é crucial para o crescimento e a saúde das madeixas, visto que os folículos capilares, estrutura capaz de fazer de produzir e fazer os fios crescerem, necessitam de nutrientes específicos para funcionar de forma adequada.
"O nosso cabelo é feito de uma proteína chamada queratina, e a sua produção depende do fornecimento constante de nutrientes. Havendo a deficiência nutricional, acaba que o ciclo de crescimento do cabelo é interrompido, causando queda e afetando a qualidade dos fios", esclarece.
Leia também: Como fazer a sobrancelha crescer: veja dicas supersimples
O que comer para o cabelo crescer?
Como dito anteriormente, existem nutrientes essenciais que favorecem o crescimento e a saúde do cabelo. Dentre os principais, Letícia Canelada lista:
1 - Proteínas magras
Segundo a nutricionista, as proteínas magras, como frango, peixe, ovos, carne bovina e carne suína, são fundamentais para a produção de queratina, a proteína estrutural do cabelo.
"Atenção ao tipo de corte que você vai escolher da proteína. Por exemplo: carne suína pode ser mais gorda, mas também pode ser magra se considerarmos o filé mignon suíno e o perfil", orienta.
...
Veja também
Queda de cabelo: o que causa e como tratar
Escova de aminoácidos: conheça os prós e contras desse tratamento que alisa os fios