Não é incomum encontrar pessoas adultas que têm dificuldade de comer certos alimentos. Uns, por exemplo, não gostam de cebola na comida, enquanto outros só consomem um grupo bem restrito de ingredientes.
Isso, normalmente, é consequência da falta de uma boa introdução alimentar enquanto se é criança, e, ao contrário do que muitos devem imaginar, não é frescura. A seletividade alimentar, conhecida como "paladar infantil", não é uma questão de escolha e pode gerar, na verdade, uma série de malefícios à saúde de um indivíduo.
Ao MinhaVida, Michelle Ferreira, nutricionista do Instituto Nutrindo Ideais, destaca que os problemas advindos da falta de introdução alimentar começam ainda na infância.
"A falta de uma boa introdução alimentar na infância pode ter consequências importantes para o crescimento, o desenvolvimento e a saúde geral da criança. Esse período, que geralmente ocorre entre os 6 e os 24 meses de idade, é crucial para estabelecer hábitos alimentares saudáveis e atender às necessidades nutricionais".
Os riscos da falta de uma boa introdução alimentar
Para além do impacto negativo no crescimento e desenvolvimento, que ocorrem durante a infância, a especialista cita 4 problemas que adultos que não tiveram uma boa falta de introdução tendem a enfrentar. São eles:
1 - Risco de obesidade
...
Veja também
Imunidade baixa: sintomas, o que fazer e vitaminas
Comer esse alimento diariamente pode ser a chave para aumentar sua imunidade
Nem laranja, nem limão: essa fruta brasileira é a mais rica em vitamina C
Para a sua imunidade ficar imbatível, você deve consumir esses alimentos todos os dias
9 doenças que você pode evitar se conseguir pegar um pouco sol todo dia