Hoje é dia do cacau, fruta usada na produção do chocolate, farmacêutica e cosmética. É possível comer cacau puro, sendo que a semente, em forma natural, tem o sabor intenso e amargo.
Hoje é dia do cacau, fruta muito conhecida por ter a polpa e semente usadas na produção do chocolate. Além disso, ela também ter partes aproveitadas na indústria farmacêutica e cosmética.
Mas afinal, apesar do consumo da fruta não ser muito popular, pode comer cacau puro?
"Sim, é possível comer cacau puro, a fruta é deliciosa e sua polpa é rica em vitamina C. Já as sementes, em sua forma natural, podem ser consumidas após o processo de preparo em pó (secagem, torrefação, moagem, peneiramento) ou em pedaços de nibs de cacau. No entanto, seu sabor é bastante intenso e amargo, por isso algumas pessoas preferem consumi-lo misturado com outros ingredientes, como açúcar ou leite, para suavizar o gosto", explica a médica nutróloga Isolda Prado, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.
Segundo a profissional, a melhor forma de consumir cacau depende das preferências pessoais e do objetivo de consumo.
"Pode ser consumido em diversas formas, incluindo em pó, barras de chocolate amargo com alta concentração de cacau, ou até mesmo na forma de chocolate quente. Optar por cacau com teor mais alto de concentração e menos açúcar é geralmente recomendado para obter mais benefícios para a saúde".
Quais são os benefícios do Cacau para a saúde?
Os benefícios do cacau para a saúde incluem: ser rico em antioxidantes, que ajudam a combater os danos dos radicais livres no corpo.
"Pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular, reduzindo a pressão arterial e melhorando a função dos vasos sanguíneos. Além disso, o cacau contém compostos que podem melhorar o humor e reduzir o estresse, graças à sua capacidade de estimular a liberação de neurotransmissores como a serotonina. Mais um ponto positivo, é que pode melhorar a saúde cerebral, ajudando a aumentar o fluxo sanguíneo para o cérebro e promovendo a função cognitiva", completa a médica.
Mesmo assim, o consumo do cacau deve ser feito com moderação e deve-se optar por formas menos processadas e com menor teor de açúcar para obter os máximos benefícios para a saúde.