Pode usar papel alumínio na airfryer?

Alguns fabricantes apontam problemas no funcionamento do papel nos aparelhos; entenda

1 set 2023 - 05h00
Aifryer é um aparelho que popularizou por dispensar o uso de óleo no preparo dos alimentos
Aifryer é um aparelho que popularizou por dispensar o uso de óleo no preparo dos alimentos
Foto: iStock

O papel alumínio é um item prático e muito usado no preparo de alimentos em forno convencional. Muitas pessoas costumam usá-lo também na airfryer, mas, algumas fabricantes não recomendam e apontam alguns problemas.

A fritadeira elétrica é bastante popular por dispensar o óleo no preparo dos alimentos, o que os deixa mais saudável para consumo. 

Publicidade

Confira abaixo o que as marcas recomendam!

Philips

A marca não indica o uso do papel e explica alguns motivos. "Se você cobrir o fundo da cesta, o fluxo de ar dentro da airfryer será reduzido. Isso resultará na diminuição do desempenho de cozimento da Philips Airfryer", explica um trecho no site oficial da marca.

Ao colocar papel manteiga ou papel alumínio no fundo da panela, onde a gordura e a sujeira são coletadas, o fluxo de ar será interrompido e o bom resultado de cozimento não ocorrerá, segundo a fabricante.

Além disso, esses papéis serão aspirados pelo aquecedor e poderão queimar ao serem colocados no aparelho sem alimentos dentro.

Publicidade

Mondial

A Mondial permite o uso de papel alumínio e  de papel manteiga na panela. O material, segundo a fabricante, pode até colaborar para a versatilidade no preparo de diversas receitas.

Philco

A marca não recomenda o uso do papel alumínio por tempo prolongado ou com muita frequência. A dica é embrulhar o alimento no papel, o que pode dar um aspecto de assado em vez de frito. A Philco recomenda que o papel seja utilizado sem bloquear a circulação do ar quente da fritadeira.

Multi

A empresa libera o uso do papel, mas informa que a circulação de ar diminui, se a parte inferior for coberta e recomenda que o consumidor aumente o tempo de preparo do prato.

Publicidade
Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações