Uma pesquisa divulgada na revista Food Research International pela USP aponta que o consumo diário de suco de laranja auxilia na saúde intestinal, aumentando a absorção de nutrientes e protegendo contra inflamações.
O consumo diário de suco de laranja pode ser benéfico para a saúde intestinal, segundo pesquisa recente realizada pela Universidade de São Paulo (USP). O estudo foi divulgado na edição de junho da revista Food Research International e aponta que a bebida é capaz de tornar a microbiota intestinal mais saudável quando ingerida diariamente.
O estudo mostrou que as mudanças na microbiota protegeram o intestino contra inflamações e ainda aumentaram a capacidade do órgão de absorver nutrientes.
Ao todo, 85 voluntários beberam meio litro de suco de laranja por dia durante 60 dias. Os pesquisadores compararam exames de urina realizados antes e depois da adição do suco na dieta e notaram alterações significativas nos bioativos secretados pelo corpo, que sinalizaram os benefícios do consumo.
A pesquisadora Camille Perella Coutinho explicou ao site Metrópoles que a quantidade de suco usado na pesquisa foi feita com base em estudos anteriores.
"Nesta quantidade, temos uma boa concentração de bioativos que investigamos, principalmente a hesperidina e a narirutina. Realizamos exames a cada 30 dias para monitorar os efeitos, e não observamos quaisquer reações adversas", explicou.
Além do benefício para a saúde do intestino, um copo de 350 ml de suco de laranja é uma boa fonte de vitamina C, folato e potássio.
"Apesar do alto teor calórico do suco de laranja, ele é uma matriz alimentar extremamente rica em vitaminas, carotenoides e flavonoides, componentes essenciais para a promoção da saúde", completa Camille.