Para celebrar o Dia Mundial do Pizzaiolo e o Dia da Pizza na Itália (17 de janeiro), a pizzaria La Braciera convidou o chef Pasquale Cozzolino para criar um menu especial com entrada, prato principal e sobremesa. Chamou veículos de imprensa e influenciadores para provarem algumas das criações, e é claro que não poderíamos ficar de fora dessa.
O chef-celebridade é o 3º melhor pizzaiolo dos Estados Unidos e já foi personal chef para grandes nomes como U2, Coldplay, Madonna e Ronaldo Fenômeno. Já trabalhou em diversas áreas da gastronomia e atualmente é sócio do restaurante Ribalta, em Manhattan, Nova York, que recebeu o prêmio de melhor pizza da cidade com as receitas dele, tanto pela revista New York Magazine, quanto pelo guia Gambero Rosso.
Para o cardápio especial, o chef fez as pizzas brilharem e trouxe elementos diferentes do que estamos acostumados. Além dos recheios, a massa tipicamente napoletana também fez os convidados se impressionarem. Fermentada por várias horas, estava crocante e macia no ponto certo, com sabor e textura inigualáveis.
A entrada
Começamos a nossa noite provando Mix de Involtinis, que consiste em uma massa de pizza enrolada e recheada. Três tipos de recheios foram oferecidos, o Dello Chef, com calabresa artesanal Cinque e Catupiry, a Al Quatro Formaggi, com Cciocavallo Bonfiore, Catupiry, provolone e gorgonzola, e a Briè Con Miel, com queijo brie e mel.
Essa entrada, com certeza, foi um dos pontos altos da noite, todos os recheios estavam deliciosos, principalmente o Dello Chef, que foi o nosso preferido. Vale muito a pena provar e se deliciar, mas indicamos que ela seja dividida entre duas ou três pessoas, já que vem muito bem servida.
As pizzas
Chegamos na La Braciera no jantar, o evento principal tinha sido no período da tarde, no almoço, por isso, algumas pizzas já estavam esgotadas. Sobraram apenas dois sabores, que foram as que provamos, a Papate Viola e Salsiccia e a Carbonara.
A Carbonara foi a nossa preferida entre as duas, o tradicional molho de macarrão virou pizza e agradou o paladar. Feita de ovos, guanciale (bochecha de porco curada, que parecia muito bacon), mozzarella de búfala, queijo pecorino e pimenta preta, passaria facilmente como uma pizza de queijo com bacon pela aparência, mas no sabor é possível reconhecer os diversos ingredientes diferentes e de qualidade que formam a redonda. Pegamos a pizza individual, que custa R$ 71 e possui quatro pedaços generosos.
Já a Papate Viola e Salsiccia foi uma grande surpresa, feita com purê de batata roxa, com mozzarela e pedaços de linguiça curada italiana, não possui o recheio que geralmente escolhemos aqui no Brasil. O sabor é, definitivamente, diferente de tudo que estamos acostumados, por isso, não tem como não causar estranhamento. Apesar de ser bem cremosa, também era bem pesada, já que juntava a massa da pizza, o purê de batata e a linguiça.
Valeu muito experimentar esse sabor tão fora do nosso padrão, mas só consegui comer um pouco menos de um pedaço e não seria uma pizza que eu repetiria, com certeza escolheria a Carbonara na próxima vez.
A sobremesa
O horário também limitou nossa experiência com a sobremesa, que deveria ser Angioletti Di Pizza, uma massa de longa fermentação frita, com açúcar de confeiteiro e Nutella, mas já havia esgotado também. Porém, a pizzaria soube recompensar seus convidados da noite.
Provamos a pizza individual de Nutella, com pedaços de Brownie do Luiz e chocolate Lindt, a minha pizza preferida de toda noite. Impossível uma sobremesa juntar todos esses elementos e não ser perfeita. Apesar de ser bem doce, ela não é tão enjoativa e fechou com chave de ouro a noite. Custa R$ 72 e também possui quatro pedaços.
A experiência
Foi muito interessante provar a pizza de um dos chefs e pizzaiolos mais importantes e respeitados do mundo, abrir o paladar para novas combinações e provar uma massa tão deliciosa. O saldo foi muito positivo, a La Braciera foi certeira em suas escolhas e proporcionou uma baita experiência para os amantes de gastronomia e de pizza.
As pizzas do chef Pasquale Cozzolino ficarão no cardápio por 90 dias, para quem quiser conhecer e viver essa experiência.