Os competidores do "Masterchef Profissionais" enfrentaram um desafio com chocolate na prova de eliminação na semana passada. Eles tiveram que preparar dois tipos de bombons e dois tipos de trufas e entregarem em uma bonita caixa.
A chef Helena Rizzo explicou aos participantes que as trufas eram doces caseiros até metade do século XX na França: "É uma massa de chocolate moldada, geralmente para trufa a gente usa duas partes de chocolate para uma de creme. Podem acrescentar frutas secas, especiarias, vai da criatividade e ousadia de cada um", disse.
Eric Jacquin explicou que o bombom recheado podia ser com castanha, fruta, alcoolizado. "Tem infinitas possibilidades para rechear um bombom. Não pode ser muito grosso. Às vezes a gente pega um bombom e é tão duro porque tem muito chocolate, excesso de chocolate é ruim. Tem que ser bem harmonizado", aconselhou o chef.
Principais diferenças
Helena Rizzo falou ao site oficial do programa sobre as diferenças entre os doces. O bombom geralmente é feito em uma forma própria com uma fina camada de chocolate em um molde e, depois de firmes, podem ser recheados com ganache, licor ou uma geleia.
Já as trufas são uma massa de chocolate, feita com uma ganache mais firme para serem moldadas. Para isso, é preciso usar duas partes de chocolate para uma de creme de leite. Os recheios também podem ser variados e, por fim, as trufas são cobertas por uma fina película de chocolate ou cacau em pó.
"A trufa tem esse nome por ter um formato meio parecido com a trufa, o tartufo", explica a jurada.
Bárbara venceu a prova do "Masterchef" ao preparar um bombom de caipirinha de maracujá-do-cerrado. Moisés também subiu ao mezanino e teve, como destaque, um bombom de caju.
Confira a receita abaixo!
Bombom de caipirinha de maracujá-do-cerrado
Ingredientes
500 grama(s) de chocolate 70%
Recheio de caipirinha
70 ml(s) de cachaça branca
6 unidade(s) de maracujá do cerrado
100 ml(s) de creme de leite fresco
300 grama(s) de chocolate branco
Modo de preparo:
Recheio de caipirinha: Aqueça o creme de leite levemente com o chocolate branco e processe. Misture a cachaça com a polpa do maracujá, coe e misture ao chocolate. Passe em um mixer, coloque em um saco de confeitar e leve para gelar.
Montagem: Use um molde de bombons, usando o chocolate 70% para rechear com a ganache de caipirinha. Depois, feche os bombons e deixe gelar até firmar.