Que a picanha é a grande estrela do churrasco ninguém contesta, mas você já reparou no alvoroço que o pão de alho causa tão logo ele sai da grelha? Queridinho entre adultos e crianças, ele é ou não é um forte candidato para ocupar a vice-liderança?
Com tanta expectativa em torno dessa guarnição, convém investir numa marca de confiança para não frustrar os convidados (e a si mesmo) com um pão de alho de casca molenga ou com interior seco, quase sem recheio, ou, pior, com gosto de alho passado.
Para socorrer o consumidor, que pode ficar perdido na hora da compra, o Paladar organizou uma degustação às cegas com marcas encontradas em mercados e lojas especializadas.
Seis amostras foram avaliadas por um júri formado só por especialistas: Antonio Mirandez, sócio da Dona Deôla, Fábio Lazzarini, chef do Varanda Grill, Mariana Weber, da Nuu Alimentos, Patrick Ambrogi, professor de panificação e consultor, e Rodrigo Chaluppe, que é diretor do Instituto do Desenvolvimento de Panificação e Confeitaria (IDPC) e sócio da padaria Arizona.
Para fins de comparação, apenas baguetes, em sua versão tradicional - ou seja, sem queijo, calabresa ou pimenta -, entraram na degustação. As amostras foram preparadas na grelha e servidas logo em seguida. Aspecto visual, aroma, sabor e quantidade de recheio estavam entre os critérios de avaliação.
Confira a seguir o resultado do ranking qual amostra mereceu ganhar o cobiçado selo Paladar, que destaca apenas os campeões em cada categoria.
As melhores marcas de pão de alho para churrasco
Zinho
Swift
Santa Massa
As seis marcas na avaliação dos jurados, listadas em ordem alfabética
Aurora
Seco a ponto de esfarelar no corte, esse pão de alho, além de ter pouco recheio (nas pontas, então, nem se fale), ainda entregou um sabor residual amargo (R$ 10,49, 340g, 5 unidades).
Jundiaí
“Pão de alho com muito recheio”, promete a embalagem, mas não foi bem isso o que os jurados encontraram. Além da aparência sofrida - “parece um pão que não cresceu”, afirmou um jurado -, o aroma, a textura e o sabor do recheio também não agradaram nem um pouco. “Muito artificial, me lembrou aquele salgadinho famoso de cebola” (R$ 8,39, 300g, 5 unidades).
Mezzani
Apesar da casca crocante, a amostra perdeu pontos por apresentar miolo levemente borrachudo. Quanto ao recheio, apesar da quantidade satisfatória, “faltou aroma e sabor de alho” e, por isso, esse pão de alho não conseguiu alcançar o pódio (R$ 7,99, 310g, 5 unidades).
Santa Massa
Crosta dourada e crocante, miolo macio e molhadinho, boa quantidade de recheio, além do aroma e sabor agradáveis, que poderia “puxar um pouquinho mais para o alho”. Esse pão de alho só não conquistou um lugar mais alto no pódio pelo retrogosto levemente amargo (R$ 11,99, 400g, 5 unidades).
Swift
A marca, de fato, entrega o que promete na embalagem: recheio cremoso. A baguete conquistou o segundo lugar no pódio pela crosta dourada e crocante, com interior molhadinho e pelo sabor agradável de alho fresco, “com uma acidez interessante, que faz salivar” (R$ 11,98, 400g, 5 unidades).
Zinho
O grande campeão da categoria conquistou os jurados logo de cara: além da crosta dourada, apresentou interior molhadinho, que escorreu ao corte. Mereceu ganhar o selo ‘Paladar’ pela “textura perfeita” e pelo “sabor agradável”, definiu o júri com unanimidade. “Excelente! É ele que eu quero no meu próximo churrasco!”, cravou um jurado (R$ 10,90, 300g, 5 unidades).