A abóbora é um dos símbolos mais tradicionais do Halloween e usada para decorar casas e festas na data após serem esculpidas com formatos de carinhas assustadoras nos Estados Unidos e em vários países que celebram o Dia das Bruxas, incluindo o Brasil, no qual a popularidade da data cresce a cada ano.
Nos Estados Unidos, a abóbora serve para a decoração das festas e seu recheio também é utilizado na famosa torta: o "pumpkin pie" é tradicional e preparado nas celebrações do país.
Como surgiu a tradição da abóbora no Halloween?
Segundo uma das lendas irlandesas, um homem chamado Sting Jack encontrou com o diabo e o convidou para tomar uma bebida e, na hora de pagar a conta, ofereceu a própria alma, já que não tinha dinheiro. O diabo se transformou em uma moeda, mas o homem deu um calote e guardou a moeda no bolso com uma cruz para que ele ficasse preso àquela formato.
Quando Jack morreu, ele foi impedido por São Pedro de entrar no Céu e também não podia entrar no inferno pois enganou o diabo duas vezes. Ele então ficou vagando pela Terra como uma alma penada, carregando nas mãos um nabo e uma brasa que tinha ganhado de presente do Diabo.
Essa lenda de Jack da Lanterna atravessa gerações e virou tradição nas celebrações de Halloween, tempo de colheita das abóboras nos Estados Unidos.
A crença é que pela abundância e por serem mais fáceis para esculpir, as pessoas começaram a usar abóboras no lugar de raízes e as lanternas com caras apavorantes e luzes passaram a ser usadas para afugentar espíritos do mal. A abóbora também representa fertilidade e sabedoria.