A batida é um drinque 100% nacional que combina frutas, gelo, leite condensado e o destilado de sua preferência. A versão mais tradicional leva cachaça, mas batidas com vodca e saquê também ficam uma delícia!
Gustavo Iglesias, sócio proprietário do BEC Bar, conta que a bebida foi criada na década de 1960 e ganhou o nome de batida por ser feita no liquidificador. "Foi uma evolução natural da caipirinha, que também leva fruta, destilado e uma base doce (rapadura, açúcar, etc.)", comenta.
Como fazer a batida perfeita?
O ideal é usar a mesma proporção de fruta, do doce e da base alcoólica, ou seja, a mesma quantidade de fruta, do leite condensado e do seu destilado de escolha. No entanto, essa é uma bebida bem democrática, se você quiser uma batida mais doce, basta abusar mais do leite condensado, se quer mais frutada ou alcoólica, vá fundo no ingrediente, fica a gosto do cliente!
Para bater esse drinque, você pode usar tanto o liquidificador quanto o mixer.
Receitas
A batida pode ser feita com qualquer fruta ou até mesmo com um doce inusitado, como é o caso da batida de paçoquinha do BEC Bar. A seguir, você confere esta e outras três receitas que são perfeitas para quem quer curtir no calor.
Batida de paçoquinha
Uma opção diferente, capaz de surpreender qualquer um, a batida de paçoquinha é a melhor pedida para quem quer inovar no churrasco com os amigos. Com paçoquinha, leite condensado e um destilado à sua escolha, esta receita simples e prática é "uma sobremesa líquida e alcoólica de dar água na boca", segundo Iglesias.
Batida de coco
Cremosa e leve, esta batida é feita com leite de coco e fica uma delícia. Doce na medida certa, é a mais pedida do BEC Bar e você pode fazer rapidinho na sua casa!
Batida de maracujá
Uma receita imperdível, a batida de maracujá é perfeita para quem quer um doce mais cítrico. Com sua cremosidade e sabor delicioso assemelha-se a um mousse de maracujá que vale muito a pena experimentar.
Batida de morango
Que morango e leite condensado sempre casam bem todo mundo já sabe. Quando essa mistura se une a um componente alcoólico, torna-se um drinque sempre delicioso e refrescante.