Queijo servido com larvas é iguaria na Itália; é seguro comer?

Nutróloga comenta se existe risco para a saúde no consumo do alimento

6 jun 2024 - 09h42
Queijo casu marzu é servido com larvas
Queijo casu marzu é servido com larvas
Foto: Reprodução/Instagram/@drbacteriaoficial

Um queijo maturado no meio de moscas específicas durante três meses - e servido infestado de larvas - faz sucesso na Itália. O casu marzu (que significa queijo podre em português) é preparado com leite de ovelhas.

Apesar de estranho, ele é preparado para ser consumido com as larvas e quem já provou garante que o sabor é intenso e picante e dura horas na boca. Atualmente venda é proibida no país, mas ele é encontrado no mercado clandestino da Itália.

Publicidade

“A infestação de larvas é o encanto e o deleite desse queijo”, diz Paolo Solinas, gastrônomo da Sardenha, em entrevista à CNN, em 2021.

Segundo a nutróloga Isolda Prado, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), o consumo desse queijo não é recomendado. "Primeiro fica a definição do que é comestível. Isso depende da cultura e também das condições de oferta e de escassez de alimentos, então realmente o que é comestível pode variar de acordo com esses critérios. Esse queijo, especificamente, ele é arriscado do ponto de vista sanitário, o consumo, e o principal risco estaria relacionado à contaminação por bactérias, o que seria impróprio para sua utilização", explica.

Em 2009, o queijo foi considerado pelo Guinness Book como o "mais perigoso do mundo".

Segundo a médica, atualmente existe um grande interesse da comunidade europeia para que esse queijo possa ser comercializado sem problemas. "Então para isso é necessário que seja produzido em um ambiente controlado", conclui.

Publicidade

Queijo: veja os benefícios para a saúde Queijo: veja os benefícios para a saúde

Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações