Um prato clássico que nasceu na cozinha peruana e já viajou a América Latina inteira se adaptando a cada cultura e ingredientes locais, por exemplo: no Equador ele é feito com pipoca, isso mesmo, pipoca. Já experimentei e afirmo que é surpreendente.
Basicamente o ceviche constitui em usar algum tipo de peixe branco. Aqui no Brasil usamos tilápia, corvina, garoupa, pargo e até badejo. O prato pede um sabor cítrico como limão, laranja, maracujá, lima, entre outros. É muito comum entre os vegetarianos e veganos recriarem a versão usando frutas como caju, manga, lichia e não ficam longe da receita tradicional com peixe.
Nessa receita quero trazer um ceviche clássico, feito com “leite de tigre”, mas não é o leite do animal propriamente dito. O leite de tigre foi o nome dado ao preparo do caldo feito com parte do peixe utilizado na receita, como as aparas e pontas. Essa parte é batida com limão e outros temperos que agregam sabor ao caldinho que vai finalizar o prato com chave de ouro.
O peixe do ceviche não precisa de nenhum cozimento, só precisa ser marinado nessa mistura cítrica e adicionar os ingredientes que vão complementar a composição da receita.
Normalmente é consumido com batata doce ou algum outro tipo de tubérculo.
Um prato super fresco e que tenho certeza que quem não conhece, vai se surpreender pela praticidade de reproduzir e sem dúvida pelo sabor super refrescante.
Vamos para receita?
Ingredientes:
- 800g de tilápia cortada em cubos
- 500g de batata doce roxa
- ½ cebola branca
- 1 cebola roxa
- 1 maço de coentro
- 5 limões
- 150g de tomate cereja vermelho
- 150g de tomate cereja amarelo
- 1 pimenta dedo de moça
- Sal
Modo de preparo:
- Comece colocando as batatas para cozinhar em água fria e salgada, deixe fervendo por cerca de 8 minutos ou até que estejam macias porem mais al dente e leve para geladeira/freezer para resfriar, queremos consumir ela fria junto com o ceviche.
- Corte o peixe em cubos de cerca de 2cm, reserve cerca de 100g para o leite de tigre e reserve na geladeira
- No liquidificador junte as 100g de peixe, a cebola branca, talos de coentro, o suco dos limões e a pimenta dedo de moça
- Bata no modo pulsar até que fique uma mistura homogênea, formando o “leite de tigre”
- Pegue o peixe cortado em cubos na geladeira, adicione a cebola, os tomates cortados, o coentro desfolhado, e o leite de tigre e misture bem
- Ajuste o sal
- Sirva com as batatas e finalize com mais coentro.