O doce de leite é a iguaria mineira que ganhou o coração de todos os brasileiros. Além de ser uma delícia, ele vai bem com queijos, em recheios de bolos e em doces que lembram até mesmo as receitas de vó… Huuum, por aqui já deu água na boca!
Mas se você já pensou em fazer doce de leite caseiro e desistiu por medo de cozinhar a lata na panela de pressão, saiba que não está sozinho. Muitas pessoas tem medo de usar esse utensílio, então pensando nisso, o Guia da Cozinha separou 3 dicas que vão te salvar na hora de preparar o seu doce com segurança.
Mas fica aqui uma dica: evite usar o leite condensado de caixinha para fazer doce de leite em casa! Isso porque cozinhar a caixinha ou levá-la ao forno pode fazer mal a saúde, tudo bem?
1- Cozinhando o leite condensado
Primeiro de tudo, é necessário retirar o rótulo da lata e em seguida colocá-la em pé dentro de uma panela. Em seguida, acrescente água em quantidade suficiente para cobrir a lata mas sem encher a panela, ok? Dessa forma quando começar a ferver não corre o risco da água transbordar.
Dependendo do tamanho da panela, você pode colocar várias latas ao mesmo tempo e otimizar a produção de doce fazendo em grandes quantidades.
Para que o doce de leite dê certo, deixe a água em fogo alto até abrir fervura, depois que ela começar a borbulhar deixe ferver em fogo baixo de 2 a 3 horas!
A quantidade de tempo que você vai deixar a panela no fogo vai determinar a cor e a textura do seu doce de leite. Se você quer mais claro e mole, então retire do fogo assim que atingir as duas horas. Se preferir mais consistente e escuro então deixe por mais tempo.
Após o doce de leite atingir o tempo e a consistência desejada, retire a lata da panela com um pegador. Dessa forma o processo de cozimento é interrompido.
Espere a lata esfriar completamente para usar seu doce de leite, isso porque o conteúdo quente está sob pressão dentro da lata e se abrir ainda quente pode espirrar e te queimar!
Se o doce de leite não vai ser utilizado no momento, após esfriar ele consegue ficar armazenado por até 3 meses, dentro da lata e em temperatura ambiente.
2- Também tem a opção de fazer doce de leite no forno
Nesse processo não tem problema usar o leite condensado de caixinha, já que o conteúdo vai ser retirado de dentro da lata ou da caixinha e passar para um recipiente que possa ir ao forno. Espalhe bem o leite condensado até cobrir todo o fundo da forma.
Assim como no processo anterior, também é possível usar mais de uma lata ou caixinha de leite condensado para fazer seu doce de leite, só fique atento para não encher muito a assadeira.
Agora é só cobrir a assadeira ou refratário com papel alumínio e colocar dentro de outra assadeira. O ideal é que essa panela seja maior do que a outra, o suficiente para não sobrar espaço entre elas e também um pouco mais alta, para a água que será acrescentada não transbordar.
Adicione água até ela alcançar ¾ da altura da forma menor e leve ao forno preaquecido a 180 °C, em banho-maria, por cerca de 1 hora.
Depois desse período no forno você terá um doce de leite claro e mais consistente, se quiser ele mais mole e escuro é só voltar para o forno só que dessa vez sem o papel alumínio, assim você pode ver a cor e a consistência dele.
Após atingir a cor desejada, retire o doce de leite do forno e mexa com uma colher para desmanchar os caroços que possam ter se formado.
Mexa bem até formar uma mistura homogênea de textura consistente e de cor caramelo. Se não quiser usar o doce de leite na hora, transfira para um recipiente de vidro e guarde na geladeira. Ele pode ser usado em até 3 semanas!
3- Está sem leite condensado? Use leite integral
Para esse processo você vai precisar apenas de dois ingredientes:
- 1 litro de leite integral (ou leite de coco para quem é vegano)
- 1 xícara de açúcar.
Em uma panela você vai adicionar o litro de leite com o açúcar e mexer, misturando os dois em fogo médio. Deixe o leite ferver por aproximadamente 2 horas. Assim que o açúcar dissolver por completo, deixe a mistura cozinhar mexendo sempre, isso ajuda o leite a reduzir e também evita que ele queime.
A mistura vai mudando de cor e passando de branca para caramelo e novamente o que vai determinar a cor e a textura do seu doce é o tempo que ele vai ficar no fogo.
Se preferir um doce de leite mais claro deixe no fogo em torno de 90 minutos e se preferir mais escuro, é só deixar cozinhar pelo período de duas horas. Assim que atingir a textura desejada, retire o doce de leite do fogo e deixe esfriar.
Nesse processo é normal o doce de leite ficar empelotado, para quem quiser consumir assim não tem problema. Mas quem preferir um doce mais liso pode peneirar ou até mesmo bater no liquidificador. Nada disso altera o resultado final e o seu doce de leite vai ficar uma delícia!
Se não for consumir na hora, ele também dura 3 semanas na geladeira, se armazenado direitinho e bem tampado!
Gostou das nossas dicas? Então compartilhe com aquela pessoa que morre de medo de panela de pressão e mostre que é possível fazer um doce de leite delicioso sem complicação nenhuma!