Que as frutas fazem muito bem para a saúde não é novidade. Banana, maçã, laranja, limão, abacaxi, mamão, melão, melancia, morango, uva… Cada uma delas tão comuns no dia a dia tem benefícios específicos para o organismo humano. Mas que tal dar uma diversificada nesse cardápio?
Por mais que as frutas mais populares por todo o Brasil sejam bem-vindas na dieta, existem também outras menos conhecidas que vão te surpreender com seu sabor e refrescância. Para o chef Pedro Amaral, do restaurante Namazônia em São Paulo, as frutas da Amazônia merecem ser experimentadas.
Algumas delas são o cupuaçu, o taperebá e a graviola, amplamente reconhecidas por seu alto valor nutricional. Consumidas in natura ou como suco, elas oferecem uma combinação deliciosa de sabor e benefícios à saúde.
No caso dos sucos, podem até servir como opção de hidratação no calor para quem tem dificuldade em beber muita água. Contudo, vale ressaltar que isso vale para os naturais, já que sucos de caixinha não proporcionam os mesmos benefícios.
Confira os principais benefícios dessas três frutas da Amazônia (cupuaçu, taperebá e graviola) e mais informações sobre elas
Cupuaçu
A polpa do cupuaçu, que é muito utilizada para preparar sorvetes, sucos, geleias, doces, iogurtes, entre outras receitas, é branca e tem um gosto similar a uma mistura de chocolate com abacaxi.
Já seu suco lembra, para muitas pessoas, o sabor de pera, banana, maracujá e melão. As sementes da fruta podem ser usadas na fabricação de chocolate branco. Seus principais benefícios são:
- Antioxidantes: rico em antioxidantes, o cupuaçu ajuda a combater os radicais livres no corpo, auxiliando na prevenção de doenças
- Fibras: contribui para a saúde digestiva devido ao seu teor de fibras, promovendo a regularidade intestinal
- Vitaminas e minerais: contém vitaminas B e C, além de minerais como ferro e fósforo, que são essenciais para diversas funções no corpo
Taperebá (Cajá)
Outra das frutas da Amazônia muito benéficas para a saúde é o taperebá. Amarelo-escuro e bem perfumado, ele tem um sabor que mistura ácido e doce. Além disso, aparece como ingrediente em refrescos, sorvetes e licores. Alguns de seus maiores benefícios são:
- Vitamina C: é uma excelente fonte de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e contribui para a saúde da pele
- Fibras: ajuda na digestão e pode auxiliar na regulação do açúcar no sangue
- Antioxidantes: possui propriedades antioxidantes que combatem os danos causados pelos radicais livres
Graviola
Com um sabor levemente ácido, entretanto também docinho, que lembra o abacaxi, a graviola é uma das frutas da Amazônia mais conhecidas no resto do Brasil. Dá para consumi-la ao natural ou no preparo de sucos e sorvetes. Estão entre as suas vantagens:
- Possibilidade de ser anticancerígeno: alguns estudos sugerem que a graviola pode ter propriedades anticancerígenas, embora mais pesquisas sejam necessárias para confirmar esses benefícios
- Vitaminas e minerais: é uma boa fonte de vitamina C, vitamina B6, niacina, riboflavina, tiamina, ferro, magnésio e potássio
- Anti-inflamatório: pode ter propriedades anti-inflamatórias, o que é benéfico para a saúde cardiovascular