Começou a contagem regressiva para a Copa do Mundo! No domingo (20), veremos o Catar jogar contra o Equador, dando início à competição mais esperada do ano. E para continuar na nossa seleção de pratos dos países participantes, escolhemos um que tem história com o Brasil. Vamos conferir essas receitas argentinas?
Até agora, você já avaliou a culinária de países como Estados Unidos, Portugal, Inglaterra, México e até a Alemanha. Chegou a hora de ver se os nossos rivais sul-americanos se garantem na cozinha! No futebol, competimos. Mas a gente promete que você vai querer provar essas receitas argentinas deliciosas.
Comece com uma empanada argentina, passe por outros pratos de almoço extremamente saborosos e chegue até as sobremesas que vão te fazer salivar. Já pensou em fazer um alfajor argentino em casa? E que tal um doce de leite? Bom demais, não é?
Como a Copa do Mundo já está aí, confira essas 5 receitas argentinas apetitosas para você viajar na própria cozinha e servir enquanto assiste aos jogos. Vamos aos pratos?
Empanada argentina
Tempo: 1h20 (+1h30 de descanso)
Rendimento: 50 unidades
Dificuldade: fácil
Ingredientes da Empanada argentina:
- 1 kg de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de sal
- 300g de margarina amolecida
- Óleo para untar
- 1 gema para pincelar
Recheio
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 1 cebola ralada
- 2 dentes de alho amassados
- 500g de carne moída
- 1 tomate sem sementes picado
- 1 colher (chá) de cominho em pó
- 3 colheres (chá) de sal
Modo de preparo:
Em uma tigela, coloque a farinha, o sal e a margarina, misturando com os dedos até formar uma farofa. Adicione a água morna, aos poucos, até a massa ficar homogênea e desgrudar das mãos. Reserve. Para o recheio, em uma panela, em fogo médio, aqueça o azeite e doure a cebola, o alho e a carne até secar toda a água. Adicione o tomate, o cominho, o sal e refogue por 5 minutos. Reserve.
Abra a massa com um rolo e corte em discos, com um cortador ou com a boca de um copo. Coloque o recheio e feche toda a borda 'trançando' a massa. Transfira para uma fôrma untada, pincele com a gema e leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até dourar. Retire do forno, deixe amornar e sirva.
Bife de chorizo à moda argentina
Tempo: 45min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes do Bife de chorizo à moda argentina:
- 6 bifes de chorizo de 2 cm
- 1 colher (sopa) de chimichurri
- Sal a gosto
- 4 colheres (sopa) de óleo
Molho
- 2 colheres (sopa) de chimichurri
- 2 colheres (sopa) de vinagre branco
- 1/2 xícara (chá) de azeite
Acompanhamento
- 6 batatas em tiras grossas
- 1 dente de alho inteiro
- Sal a gosto
- Óleo para fritar
Modo de preparo:
Para o molho, coloque os ingredientes em um pote com tampa e agite bem. Reserve. Para o acompanhamento, cozinhe a batata em água fervente com o alho e sal até ficar al dente. Escorra as batatas e deixe esfriar. Aqueça uma panela com o óleo e frite as batatas, aos poucos, até dourarem. Escorra em papel-toalha e reserve.
Tempere os bifes de chorizo com o chimichurri e sal. Aqueça uma frigideira grelhada em fogo alto com o óleo e grelhe os bifes até dourarem dos dois lados. Transfira para uma travessa e regue com o molho. Sirva com as batatas.
Bife à milanesa
Tempo: 50min
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes do Bife à milanesa de forno:
- 6 bifes de alcatra
- 1 dente de alho amassado
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 1 ovo
- 1 xícara (chá) de farinha de rosca
- Margarina para untar
- Salsa para polvilhar
Modo de preparo:
Com um martelo de carne, bata os bifes e tempere com o alho, sal e pimenta. Passe os bifes no ovo ligeiramente batido e depois na farinha de rosca. Disponha em uma fôrma untada com margarina e leve ao forno médio, preaquecido por 15 minutos. Vire os bifes e asse por mais 15 minutos para dourar por igual, Polvilhe com salsa e se desejar, sirva acompanhado de repolho roxo.
Alfajor argentino
Tempo: 1h (+30min de descanso)
Rendimento: 30 unidades
Dificuldade: fácil
Ingredientes do Alfajor argentino:
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 2 xícaras (chá) de maisena
- 2 colheres (chá) de fermento em pó químico
- 200g de manteiga gelada
- 3 gemas
- 1 colher (café) de essência de baunilha
Recheio
- 2 xícaras (chá) de doce de leite pastoso
Cobertura
- 600g de chocolate meio amargo fracionado picado
Modo de preparo:
Em uma vasilha, misture o açúcar, a farinha, a maisena e o fermento. Junte a manteiga e misture até formar uma farofa. Acrescente as gemas e a essência e mexa com a mão até formar uma massa homogênea. Embrulhe em plástico e deixe descansar por 30 minutos.
Abra a massa entre dois plásticos com um rolo até ficar fina. Corte com um cortador redondo pequeno e coloque um do lado do outro em uma fôrma grande forrada com papel-manteiga. Leve ao forno médio, preaquecido, por 10 minutos, até firmar sem deixar que doure. Retire e deixe esfriar.
Divida o doce de leite entre os disquinhos de massa e junte duas partes formando sanduichinhos. Derreta o chocolate em banho-maria e banhe os alfajores aos poucos. Coloque sobre papel-manteiga e deixe secar. Embale depois de seco para servir.
Doce de leite
Tempo: entre 20 e 1h (depende do seu gosto)
Rendimento: 1 lata
Dificuldade: fácil
Ingredientes do Doce de leite caseiro:
- 1 lata de leite condensado
Modo de preparo:
Retire o rótulo da lata e coloque-a dentro da panela de pressão. Adicione água até cobrir dois dedos acima da lata. Tampe a panela de pressão e leve-a ao fogo. Comece a contar os minutos a partir do momento em que iniciar o chiado da panela. Depois de terminado o tempo desejado, deixe a pressão sair naturalmente. Espere a lata esfriar completamente e aproveite!
Confira essas dicas de tempo para o seu doce de leite perfeito:
- 20 a 30 minutos na pressão: O resultado é um doce de leite claro e com consistência bem cremosa. Indicado para rechear ou cobrir receitas doces.
- 40 minutos na pressão: O doce de leite ficará um pouco mais consistente e escuro, mas ainda pastoso. Assim, é ideal para comer às colheradas.
- 50 minutos a 1 hora na pressão: Você terá um doce de corte, escuro e de consistência mais dura, porém ainda cremoso. Uma dica para retirá-lo da lata é cortá-lo dos dois lados e, com a própria tampa, empurrá-lo.