Rica em diversos nutrientes essenciais para o organismo, a beterraba é uma hortaliça que faz parte da família Quenopodiácea, mesma da acelga e do espinafre. Além disso, é bastante versátil e pode ser consumida integralmente - desde a raiz até as folhas.
Ou seja, a beterraba é um alimento que pode contribuir (e muito) com a nossa saúde. Por isso, com a ajuda da nutricionista da MedSculp, Fabíola Espíndola, preparamos uma lista com os 3 principais benefícios da beterraba que irão te convencer a incluí-la na sua alimentação.
Antioxidante natural
A beterraba é um alimento que possui uma variedade de vitaminas e minerais em sua composição. Dentre eles, potássio, fósforo, magnésio e cálcio, que apresentam quantidades significativas, além de vitaminas A e C. "Ela possui essa coloração vermelho-arroxeado devido à presença de betalaínas, importante antioxidante natural para o organismo, capaz de retirar os radicais livres prevenindo doenças", explica a nutricionista.
Reduz a pressão arterial
A hortaliça também é rica em nitrato, substância convertida em óxido nítrico pelo organismo, aliado na redução da pressão arterial. "Esse óxido nítrico, favorece a vasodilatação e está relacionado com o aumento das trocas gasosas, aumento do fluxo sanguíneo, biogênese mitocondrial, eficiência, fortalecimento da contração muscular, e regulação de oxigênio no músculo ativo", conta a especialista.
Ótimo suplemento alimentar
Para quem pratica exercícios físicos de alta intensidade, o suco de beterraba ajuda a melhorar o desempenho nos treinos. "Suplementos de suco de beterraba demonstraram reduzir a fadiga muscular associada a exercícios físicos e promovendo a regeneração muscular após o exercício. No entanto, esses estudos demonstram benefícios em praticantes iniciantes de atividades físicas tanto no treinamento aeróbico quanto no anaeróbico", conclui Espíndola.
Vale ressaltar que aliada a uma rotina de hábitos de vida equilibrados, como a prática regular de atividade física e um cardápio balanceado, a eficiência da beterraba é ainda maior. Portanto, para aproveitar seus benefícios, procure incluí-la na alimentação, mas sem esquecer de manter uma rotina saudável, tudo bem?
Fonte: Sportlife