A forma mais conhecida de uso do cacau na culinária é o chocolate, não é mesmo? Essa delícia é tão queridinha de todos que hoje, 7 de julho, é o Dia do Chocolate! Entretanto, essa não é a única forma de utilizar o ingrediente, e nem necessariamente a mais saudável.
Isso porque, enquanto alguns chocolates podem conter muito açúcar ou gordura, o cacau em si é bastante benéfico para o organismo e pode te ajudar a comer um docinho sem se prejudicar. Isso sem contar que pode ser uma ótima opção para quem quer perder peso.
O cacau conta com muitos nutrientes, como a epicatequina, que auxilia no controle da pressão arterial e combate inflamações. Também é rico em flavonoides e antioxidantes, ajudando na defesa do corpo.
Mas então, quais as formas de usar o cacau na culinária sem ser para fazer chocolate? Basicamente, ele pode entrar em várias receitas de doces, seja em pó, no formato de poupa, de nibs ou mesmo suas sementes. Uma dica geral é que, como o cacau em si não é doce, pode ser preciso usar mel ou algum adoçante natural para deixar a receita mais gostosa.
A seguir, veja formas de usar o cacau nos seus doces:
Polpa
A polpa do cacau pode ser consumida de várias formas, todavia a melhor, para conseguir todos os seus benefícios, é usando-a em sucos naturais. Melhor ainda se tiver como não adicionar açúcar. Também é possível incluir a polpa de cacau em geleias, sorvetes e até licores.
Sementes
As sementes são muito usadas para a produção da manteiga de cacau, que tem suas versões para serem usadas na culinária e aquelas que servem para a indústria farmacêutica e cosmética.
Em pó
Essa é uma das principais formas de usar o cacau na culinária. A versão em pó do ingrediente aparece em biscoitos, bolos, panquecas, vitaminas e mesmo como complemento para iogurtes ou frutas.
Nibs de cacau
Por fim, os nibs de cacau são, basicamente, as amêndoas do ingrediente torradas, descascadas e em pequenos pedaços. Dá para comê-los tanto sozinhos quanto junto com outros alimentos, como a granola ou o iogurte.