É muito perceptível quando uma carne está bem temperada ou foi feita com pouco cuidado. Tanto é que, para ganhar elogios de amigos e familiares sobre a sua comida, uma das primeiras regras é justamente caprichar no tempero.
No caso do bife, há vários temperos que podem ser utilizados. Tem desde os mais comuns, como sal e pimenta, até os mais diferentes, incluindo especiarias indianas e as deliciosas marinadas. Tudo dependerá da ocasião e da preferência de cada um.
Além disso, alguns condimentos podem ficar melhores em certos tipos de carne do que em outros. Assim, a técnica para temperar um bife de alcatra não vai necessariamente ser a mesma para um bife de fígado, por exemplo.
Porém, existem algumas dicas básicas que se aplicam a qualquer tipo de bife e já vão te ajudar a preparar pratos mais deliciosos e surpreendentes para você mesmo e todos na sua casa!
Dicas para temperar bife
As principais dicas para temperar bem um bife são:
- Se for uma carne nobre, pode usar apenas sal e pimenta, pois ela é naturalmente saborosa.
- Para o churrasco, vale a mesma regra - não é necessário muitos temperos.
- Alguns temperos básicos que ficam deliciosos são: sal, pimenta, alho, chimichurri, orégano e limão. Além disso, há tipos de sais diferentes, já misturados com alho ou ervas, por exemplo.
- Deixe o bife no tempero por umas horas dentro da geladeira para ele pegar melhor o gosto. Lembre-se de que bifes mais altos vão demorar mais para pegar o sabor.
- Essa regra só não vale se o bife for muito fino, pois nesse caso, temperar antes pode deixá-lo menos suculento, já que o sal "expulsa" a água do alimento. Nessa situação, o ideal é temperar momentos antes do preparo.
- Para não exagerar no azeite, que deixa a carne mais gostosa, entretanto tem mais calorias e está caro atualmente, há uma dica. Em vez de colocar o ingrediente na panela, coloque-o na carne. Dessa forma, você vai usar apenas a quantidade necessária para o preparo daquela peça.