O chá de hibisco é famoso por proporcionar diversos benefícios para a saúde, além de ajudar a emagrecer. A bebida é produzida com o cálice do botão desidratado da flor Hibiscus Sabdariffa, da família Malvaceae.
A planta é rica em substâncias antioxidantes, além de vitaminas e minerais importantes para o nosso organismo. De acordo com o farmacêutico naturopata, Jamar Tejada, estes compostos controlam e previnem vários problemas.
Benefícios do chá de hibisco
1. Controla a pressão arterial
O consumo de chá de hibisco contribui para o aumento do aumento do colesterol bom, HDL, e diminuição do colesterol ruim, LDL, triglicerídeos e pressão arterial, beneficiando a saúde cardiovascular.
2. Evita a retenção de líquido
O chá de hibisco tem efeito diurético, por isso é um aliado para evitar a retenção de líquido. Conforme estudos, o flavonoide quercetina presente na bebida é um dos nutrientes que ajuda a proporcionar esta ação.
3. Favorece a perda de peso
Devido à presença de polifenóis, principalmente antocianinas, flavonoides e outros compostos fenólicos, como o galoil, o ácido clorogênico, a quercetina e o ácido cafeico, o consumo regular do chá de hibisco favorece a perda de peso.
4. Previne o envelhecimento precoce
O chá de hibisco contém antocianinas e flavonoides, compostos antioxidantes que combatem os radicais livres no corpo e previnem o envelhecimento precoce da pele, além de evitar o aparecimento de doenças crônicas.
5. Combate o mal-estar
O chá de hibisco é rico em ferro, que auxilia a transportar o oxigênio no organismo, prevenindo o risco de anemia, cansaço e dor de cabeça. Além disso, também é fonte de vitamina C, que protege o organismo contra a baixa imunidade.
Efeitos colaterais e contraindicações
Segundo o farmacêutico, o chá de hibisco é contraindicado para pessoas que tenham pressão baixa, pois pode causar tontura e sonolência. Também não é recomendado para mulheres grávidas e lactantes.
Além disso, por ter ação diurética, o consumo em excesso da bebida pode provocar a perda extrema de eletrólitos, nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo. Assim, o excesso do chá pode provocar desidratação e lesões no fígado.