Direto de Orlando: chef ensina como fazer carne temperada com café

O restaurante Cask & Larder fabrica nove tipos diferentes de cervejas, além de embutidos e vegetais em conserva

15 nov 2013 - 17h19
(atualizado às 17h19)

Estar em Orlando e visitar parques de diversão, aquários e outras atrações deste tipo não significa necessariamente ter que aderir totalmente aos programas com os filhos e viver de hambúrguer no almoço, cachorro quente no jatar e uma batata frita de vez em quando.  Mesmo que os Estados Unidos seja famoso por sua culinária fast food e ofereça ótimas opções nesse quesito, a cidade tem também uma vasta seleção de restaurantes com ambientes charmosos, menus de estilos variados e preços acessíveis que podem garantir experiênias gastronômicas de alto nível.

Várias destas opções estão na cidade de Winter Park, que fica a 20 minutos de carro do centro de Orlando. Além de restaurantes típicos, o local é charmoso, com ar típico de cidade do interior e oferece um pouco de sossego longe do burburinho da cidade é que de um dos pontos turísticos mais visitados do mundo, que recebeu 57 milhões de turistas em 2012.

Publicidade
A casa produz os próprios embutidos e vegetais em conserva
A casa produz os próprios embutidos e vegetais em conserva
Foto: Aline Lacerda / Terra

Um destes locais é o Cask & Larder, inaugurado a pouco mais de um ano e chamado de “pub do sul”, graças ao bar, à produção própria de cervejas e ao southern style, que se inspira nas influências da cozinha da região sul dos Estados Unidos.

No menu, uma seleção de pratos típicos americanos, muita carne, produtos defumados e vegetais em conserva. “Na verdade, o nosso estilo é uma grande mistura de tudo, desde carne até frutos do mar, mas definitivamente, o grande destaque são os temperos”, explicou com exclusividade ao Terra um dos responsáveis pela cozinha do local, o chef Rhys Gawlak. As receitas servidas no restaurante são do casal de proprietários, os chefs James and Julie Petrakis.

Grande parte do que é servido é fabricado ali mesmo e apenas os produtos que exigem mais tempo e espaço são fornecidos por fazendas da região. E justamente por causa disso, o menu do local varia diariamente de acordo com o que está disponível no mercado e respeita a oferta de alimentos durante as estações do ano.

Além de café, a carne é temperada ainda com canela, suco de laranja e açúcar mascavo
Foto: Aline Lacerda / Terra

Publicidade

Aprenda a fazer carne com café

Mas, se tem uma coisa que nunca sai de época é o café. Por isso, um dos pratos da casa é um filé “temperado” com o pó e servido com alface, tomate e maionese caseira: o hanger steak. O segredo é esfregar na carne – que deve ter cerca de um centímetro de altura -, o pó de café, um pouco de canela, suco de laranja e açúcar mascavo.

Em seguida, deixe descansar por 24 horas e depois deixe assar ao ponto. Pode ser feito na grelha, churrasqueira elétrica ou mesmo na frigideira. Os temperos deixam uma leve camada crocante em cima da carne e um sabor delicado de café, os outros temperos não são praticamente percebidos.

O restaurante produz nove tipos de cervejas
Foto: Aline Lacerda / Terra

Cerveja

Dividido em dois ambientes, o local tem um bar onde são servidas bem geladas os nove tipos de cervejas produzidas ali por Ron Raike. A pequena sala onde estão as máquinas de preparo tem as paredes de vidro e fica nos fundos do salão do restaurante, permitindo que os clientes vejam de perto parte do processo.

Publicidade

Entre as opções de bebida, há a cerveja clássica, uma com toque refrescante de blueberrie, outra com um pouco de pimenta, além de aroma de chocolate. Os teores alcoólicos variam entre 4,8% até 7,4%.

* O Terra viajou para Orlando a convite da Visit Orlando

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações