A amora é uma fruta tão suculenta que só de pensar em suas nuances de sabor já dá uma água na boca, não é mesmo? Na geleia, no cheesecake ou no sorvete, a amora sempre garante aquele fato de personalidade à receita!
Então, imagine o mais puro sabor da amora com o acréscimo daquele quê de cachaça irresistível... Só poderíamos estar falando do clássico licor de amora. Sem rodeios, essa não é uma receita fácil. Exigindo muita paciência e dedicação, o licor de amora fará com que você aguarde mais de um mês para degustá-lo em seu ápice, mas vale muito a pena!
Para quem pretende vender, aliás, essa receita é valorizada e pode até mesmo ser adaptada às preferências de seus clientes.
Receita de licor de amora
Tempo de preparo: 40 min (+ 6 semanas de descanso) Rendimento: 20 porções Nível de dificuldade: difícil
Ingredientes:
- 1kg de amora
- 500g de açúcar
- 1L de água
- 1 pau de canela
Modo de preparo:
- Antes de mais nada, lave e seque muito bem as amoras.
- Coloque as amoras, a canela e toda a cachaça em um pote grande que feche bem.
- Assim, deixe descansar em local seco e arejado por 2 semanas. Sempre que lembrar, mexa o vidro para incorporar a misturinha.
- Depois desse tempo, em fogo alto, coloque a água e o açúcar e misture bem para não queimar.
- Aos primeiros sinais de fervura, coloque em fogo baixo e misture por mais 10 minutos até adquirir uma calda caramelada.
- Quando a calda estiver morna, misture bem com a amora e a cachaça. Dica: Se preferir um licor mais fino, passe a infusão de amora em um coador de pano antes de misturar com a calda de açúcar.
- Engarrafe seu licor de amora e deixe descansar por - no mínimo - 30 dias.
- Antes de servir, sempre misture bem!