Nesta quarta-feira (28), comemora-se o Dia do Ceviche, um dos pratos mais conhecidos da culinária peruana. A receita é baseada em peixe cru ou camarão marinado em suco de limão, ou lima ou outro cítrico.
Por ser um prato leve, é ideal para ser servido como aperitivo. Além disso, permite diversos tipos de acompanhamentos e temperos, para agradar os mais diferentes paladares. A seguir, você confere sua história e uma receita deliciosa de ceviche peruano para fazer em casa.
História do ceviche
A história do ceviche remonta a épocas pré-colombianas. Anteriormente à colonização, já se comiam peixes crus temperados com ají na região que depois viria a se tornar o Peru.
Os antigos nativos consumiam o peixe, muitas vezes, ainda vivo, logo após ou ainda em meio à pescaria, um hábito que se mantém em boa parte das comunidades pesqueiras de toda a costa do Pacífico.
Depois, com a colonização espanhola, os peixes crus passaram a ser marinados em sucos cítricos. Também foram acrescentados dois elementos importantes à receita: o limão e a naranja agria ou laranja azeda, assim como a cebola, outro ingrediente essencial ao ceviche.
Receita de ceviche clássico peruano
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 2 porções
Ingredientes:
Milho cozido
- 1 espiga de milho
- ½ litros de água
- 1 pitada de sal
Batata-doce cozida
- 1 batata-doce
- ½ litros de água
- 1 pitada de sal
Ceviche
- 280 g de peixe branco
- 1 colher (café) de sal
- ¼ de pimenta dedo-de-moça cortada em rodelas bem finas
- 2 pedras de gelo
- ⅓ de xícara (chá) de suco de limão
- ¼ de cebola roxa cortada em plumas
- 6 folhas de coentro picadas
Modo de preparo:
Milho cozido
Corte a espiga de milho em rodelas e cozinhe-as em água com uma pitada de sal por cerca de 20 minutos. Tire-as do fogo, escorra e reserve.
Batata-doce cozida
Descasque a batata-doce e corte-a em bastões. Coloque-os em uma panela com água fria e com uma pitada de sal. Leve ao fogo e, quando a água começar a ferver, deixe cozinhar por mais 10 minutos. Tire do fogo, escorra e reserve.
Ceviche
Corte o peixe em cubos de aproximadamente dois centímetros e coloque-os em uma tigela grande. Adicione o sal e a pimenta dedo-de-moça e misture bem. Depois junte o gelo e o suco de limão para começar o processo de cocção. Acrescente a cebola e o coentro e mexa continuamente por 4 minutos. Prove e adicione um pouco de água, se necessário, para equilibrar a acidez. Por último, acerte o sal. Então, sirva com os bastões de batata-doce e as rodelas de milho.