O sorvete é uma excelente opção de sobremesa ou mesmo de iguaria para saborear em dias mais quentes ou, para quem prefere, até em tempos de frio. A opção é tão popular que, no Brasil, foi criado o Dia do Sorvete, celebrado em 23 de setembro e que visa estimular ainda mais o consumo dessa sobremesa tão apreciada no país e ao redor do mundo.
Não faltam variedades e tipos de sorvete de todas as texturas, cores e sabores. Não à toa, cada brasileiro consumiu, em média, 4,99 litros de sorvete em 2022, de acordo com a ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes). Além das opções tradicionais, é possível consumir sorvetes feitos com técnicas diversas, inclusive em casa.
Quando o sorvete foi inventado?
O sorvete foi criado na China há mais de 4 mil anos. Naquela época, a sobremesa era produzida a partir da mistura do leite de arroz com neve. Como o leite era uma mercadoria cara e sua conservação dependia de câmaras frigoríficas enterradas no solo, o sorvete era consumido em grande parte pelas classes nobres.
A sobremesa começou a ganhar o mundo com a viagem do veneziano Marco Polo, que fez uma expedição pelo país asiático. Em 1271, ele descobriu os cremes gelados de frutas e levou receitas do item gelado para a Itália posteriormente, onde continuou restrito à nobreza.
No século 16, o sorvete foi introduzido na corte francesa, por meio de um cozinheiro da rainha consorte Catarina de Médicis. Em 1670, foi aberto em Paris, pelo siciliano Francisco Procópio, o café Le Procope, que servia a sobremesa. Estima-se que essa foi a primeira sorveteria da história. Já em 1851, a produção chegou aos Estados Unidos e a primeira fábrica foi aberta, em Baltimore, o que deu ainda mais escala à produção de sorvetes.
No Brasil, o sorvete havia chegado décadas antes, em 1835, com o desembarque, no Rio de Janeiro, de um navio norte americano que carregava 270 toneladas de gelo. Comerciantes compraram a mercadoria para atender à uma demanda da coroa portuguesa. Aliás, acredita-se que o sorvete de pitanga era o preferido de Dom Pedro II.
Como surgiu o Dia do Sorvete?
O Dia do Sorvete é celebrado em 23 de setembro e ocorre junto com a chegada da primavera e das altas temperaturas no Brasil. A data foi escolhida pela ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes) em 2002 para incentivar o consumo da sobremesa.
Tipos de sorvete que existem
O sorvete é um alimento que contém cálcio, proteínas, lipídios e fósforo. Assim, além de gostoso, ele também conta com nutrientes que são benéficos para o organismo. No entanto, muitos sorvetes vendidos em supermercados contêm mais açúcar e gordura vegetal do que leite, o que é prejudicial em grandes quantidades.
Entre os principais tipos de sorvete, estão:
- Raspadinha de gelo ou slushie: feita com aspas de gelo ou gelo triturado, coberto com xarope;
- Sorvete de massa: feito com gordura hidrogenada, leite, gema de ovo, açúcar e conservantes, apresenta textura cremosa;
- Geladinho, dindin ou sacolé: feito de forma caseira ou industrializada, com textura similar ao sorvete de massa, mas consumido em pequenos sacos plásticos;
- Gelato: feito com menos gordura e açúcar do que o sorvete tradicional e com textura cremosa e macia;
- Sorbets: feito com base em água, frutas e açúcar, apenas, sem levar lactose e com baixa quantidade de gordura;
- Picolé: sorvete no palito, feito à base de leite ou água, que pode ser consumido de forma prática;
- Paleta mexicana: semelhante ao picolé, pode acrescentar ingredientes como pedaços de frutas e recheios diferenciados;
- Frozen yogurt: sorvete feito a partir do iogurte, mas com menos gordura e açúcar do que o sorvete de massa tradicional.
Qual é o país que mais consome sorvete no mundo?
O país que mais consome sorvete no mundo é a Nova Zelândia. Por lá, cada pessoa consome, em média, 26,3 litros de sorvete por ano. Em seguida, aparecem os Estados Unidos, com consumo médio por habitante de 22,5 litros de sorvete, seguido pelo Canadá, com 17,8 litros.
No Brasil, 52% do consumo de sorvete está concentrado na região Sudeste. Em seguida, aparecem as regiões Nordeste (19%), Sul (15%), Centro-oeste (9%) e Norte (5%), de acordo com a ABIS. A associação aponta ainda que, em 2022, foram consumidos no país mais de 1 milhão de litros de sorvete.
São mais de 100 mil empregos diretos e 200 mil empregos indiretos gerados pelo setor de sorvetes, segundo a ABIS. Além disso, mais de 11 mil empresas estão ligadas ao setor, sendo que 92% delas são de micro e pequeno portes.
Receita de sorvete
Para celebrar a data, confira uma receita de sorvete para fazer em casa e deixar todo mundo feliz com uma sobremesa refrescante e deliciosa, que pode ser combinada com frutas e outros doces variados.
Sorvete caseiro de frutas vermelhas
Ingredientes
- 1/2 xícara (chá) de xarope de groselha
- 1/2 xícara (chá) de morangos picados
- 1/2 xícara (chá) de amoras picadas
- 1 caixa de gelatina em pó sabor frutas vermelhas
- 1 xícara (chá) de água quente
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher (sopa) de pó de liga neutra
- 1 colher (chá) de emulsificante
- 3 potes de iogurte natural (510g)
Modo de preparo
- Comece dissolvendo a gelatina em água quente;
- No liquidificador, bata o leite condensado, o xarope, o iogurte, a amora e o morango;
- Quando a mistura ficar homogênea, coloque em um pote com tampa e deixe 30 minutos no congelador;
- Depois, acrescente o emulsificante e bata na batedeira por 5 minutos;
- Repita o processo duas vezes, deixando no congelador por 30 minutos antes de bater de novo.
- Sirva em seguida, com as frutas vermelhas como acompanhamento.
Para aprender mais sobre sobremesas, comidas e outras iguarias brasileiras e de outros lugares do mundo, entre no Degusta e aproveite as receitas e curiosidades da gastronomia!