A bola começou a rolar na Copa do Mundo para as seleções francesa e australiana nesta tarde de terça-feira! Agora se no campo, os jogadores podem competir entre si pela taça, por que não organizar um duelo de sobremesas entre os doces mais amados desses países?
Para abrir esse campeonato delicioso, começamos com o éclair, famoso doce francês, contra a pavlova, sobremesa australiana que não deixa a desejar no quesito doçura. Qual é o seu preferido para levar a taça de melhor sobremesa para casa?
A verdade é que esses dois doces são maravilhosos e trazem o melhor de cada país. Para te ajudar a chegar em uma conclusão o Guia da Cozinha apresenta as receitas de éclair e pavlova. Prepare essas delícias enquanto acompanha a competição e dê sua palavra final nesse duelo de sobremesas! Confira:
Éclair tradicional
Tempo: 1h10 (+2h de geladeira)
Rendimento: 12 porções
Dificuldade: médio
Ingredientes do Éclair tradicional:
- 1 xícara (chá) de água
- 1/2 xícara (chá) de manteiga
- 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
- 4 ovos
- Manteiga para untar
Recheio
- 1 lata de leite condensado
- 1 e 1/2 xícara (chá) de leite
- 2 gemas
- 1 colher (sopa) de maisena
- 1 colher (café) de essência de baunilha
Cobertura Escolher: chocolate derretido, geleia de frutas, caramelo, glacê.
Modo de preparo:
Para a massa, em uma panela, leve ao fogo médio a água e a manteiga. Assim que levantar fervura, junte a farinha de uma só vez, mexendo até desgrudar da panela. Transfira para uma tigela e deixe amornar. Junte os ovos, um a um, misturando até ficar homogêneo. Transfira para um saco de confeiteiro e faça um corte.
Faça cordões de 7 cm com a massa, um do lado do outro, sobre uma forma forrada com papel-manteiga untado e leve ao forno médio, preaquecido, por 15 minutos ou até dourar. Deixe esfriar e corte ao meio no sentido do comprimento.
Para o recheio, em uma panela leve ao fogo o leite condensado, o leite, as gemas e a maisena até engrossar. Retire, junte a essência e misture bem. Deixe esfriar e recheie as bombas com o creme. Decore cada éclair como desejar e leve à geladeira por 2 horas antes de servir.
Pavlova de morango
Tempo: 1h20
Rendimento: 6 porções
Dificuldade: fácil
Ingredientes da Pavlova de morango:
- 8 claras
- 2 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar
- Raspas da casca de 1 limão
- 1 colher (café) de cremor tártaro
- Margarina para untar
Recheio
- 1 lata de leite condensado
- 1 e 1/2 xícara (chá) de leite
- 2 colheres (sopa) de amido de milho
- 2 gemas
- 1 colher (café) de essência de baunilha
Geleia
- 4 xícaras (chá) de morangos cortados ao meio
- 1 colher (café) de suco de limão
- 4 colheres (sopa) de água
- 6 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparo:
Bata as claras na batedeira, em velocidade alta, até ficarem em ponto de neve. Adicione o açúcar, aos poucos, sem parar de bater. Junte as raspas de limão, o cremor tártaro e continue batendo até ficar firme. Desligue e transfira para um saco de confeitar com bico perlê.
Faça discos de 15 cm de diâmetro com as bordas mais altas, um ao lado do outro, em uma fôrma forrada com papel-manteiga untado. Leve ao forno baixo (120 °C), preaquecido, por 30 minutos ou até assar e dourar levemente. Retire, deixe esfriar, desenforme e reserve.
Para o recheio, em uma panela, em fogo baixo, cozinhe o leite condensado, o leite, o amido e as gemas, mexendo até engrossar. Desligue, deixe esfriar, adicione a essência e misture.
Para a geleia, em uma panela, em fogo baixo, cozinhe 2 e 1/2 xícaras (chá) do morango, o suco de limão, a água e o açúcar, mexendo algumas vezes, até os morangos desmancharem. Junte o morango restante e cozinhe por mais alguns minutos. Desligue e deixe esfriar.
Coloque metade das pavlovas em uma travessa, divida o recheio entre elas e cubra com as pavlovas restantes. Cubra com a geleia já fria e sirva decorada como desejar.