Se você tem medo ou não possui panela de pressão, isso não significa que precisa ficar sem feijão no almoço. Sabia que é possível prepará-lo sem o utensílio de maneira fácil? Só é preciso ter paciência e se atentar às instruções para garantir a dupla inseparável do arroz.
A panela de pressão pode assustar novatos na cozinha e te deixar sem muitas receitas que parecem necessitar dela para ficarem prontas. Além disso, por ter um valor mais elevado que as panelas comuns, é possível que ela fique em segundo plano no enxoval. Por isso, a solução é apostar em truques que permitem preparar pratos sem o instrumento.
Apesar de mais demorado, dá sim para fazer feijão na panela comum, assim como outros preparos que geralmente ficam restritos a ela.
Como fazer feijão sem panela de pressão?
Independente de usar panela de pressão ou não, o preparo do feijão começa no dia anterior. O ideal é deixar leguminosas, incluindo todos os tipos de feijão, de molho por 24 horas, mas você pode deixar por pelo menos 12h.
A troca de água a cada 8h também é indicada. Além de hidratar e, consequentemente, amolecer o feijão (o que diminuirá o tempo de cozimento), esse passo ajuda a eliminar o fitato, um antinutriente presente no grupo de alimentos, que pode causar desconfortos, como gases.
Agora, como vamos cozinhar o feijão em uma panela comum, é preciso investir em deixá-lo ainda mais macio. Você deve colocá-lo de molho em água fervente por cerca de 1h antes de levá-lo para o fogo, de fato. Depois, é só levar para a panela por entre 1h30 e 2h ou até ficar macio. O tempo vai depender da variedade e qualidade dos grãos. Além disso, se a água do cozimento secar, não adicione água gelada, mas separe uma panela com uma quantidade quente/fervendo para adicionar quando precisar.
Finalizando, só falta aquele tempero que dá o sabor clássico do feijão, não é? Em uma frigideira, derrame um fio de óleo e então acrescente cebola e alho picados, folhas de louro, sal e pimenta-do-reino. Derrame na panela com o feijão quase pronto e agora é só servir no almoço!