Com certeza você já ouviu ou viu alguém "lavar" o macarrão depois de cozido para parar seu cozimento. Essa técnica de usar água fria no alimento quente se chama "branquear" e é muito usada no preparo de vegetais e legumes.
Branqueamos os alimentos com a intenção de preservar a textura e cor, pois muitas vezes o calor residual do alimento é tão forte e intenso que continua cozinhando mesmo depois de fora do fogo.
Devo lavar o macarrão após o cozimento?
A resposta é não. Quando o assunto é macarrão não devemos usar desse recurso. Há outras técnicas bem melhores para deixar sua massa al dente. Basta seguir alguns passos:
- - A água do cozimento do macarrão precisa estar fervendo e a panela precisa ser grande o suficiente para que tenha espaço para a massa aumentar o volume depois de cozida;
- - Usar o sal na água do cozimento é importante, pois passa sabor e a massa não fica insossa;
- - Depois da água estar fervendo e salgada, aí sim colocamos o macarrão na panela e seguimos o tempo de cocção indicado na embalagem;
- - Quando o tempo de cocção é atingido, a água é escorrida e aí sim a massa está pronta para consumo. De novo: não é preciso lavar a massa com água fria!
Preciso colocar azeite na água?
Depende. Se for comer a massa na hora não é necessário adicionar azeite ou óleo na água do cozimento, pois isso faz com que o molho não grude tão bem no macarrão. Mas, caso queira cozinhar a massa e usá-la apenas depois, é recomendado passar um fio de azeite para que não grude.