A lasanha é um prato que agrada a grande maioria dos brasileiros, sendo inclusive a comida preferida de muitos. E no inverno, então, aí é que dá vontade mesmo de fazer essa receita bem quentinha e suculenta e se esquentar um pouco.
E, apesar de a lasanha não ser um prato tão difícil de fazer (ainda mais se for com uma massa já pronta para ir ao forno), há sim como errar nela. A massa pode ficar muito seca, o molho muito ácido ou o recheio meio sem graça, por exemplo. Então, como evitar isso?
A seguir, veja 5 dicas para uma lasanha perfeita, sem erros:
Cuidados com a massa
Primeiramente, é preciso tomar bastante cuidado com a massa, já que ela é tão importante para uma boa lasanha quanto o molho ou o recheio.
Caso a massa seja fresca, você precisa ter atenção na hora de cozinhá-la, pois, como ela ainda vai para o forno, não se deve cozinhar demais. Já no caso da massa seca, o truque é lembrar de usar bastante molho nela, para que não resseque.
Atenção com a acidez do molho
O molho mais típico da lasanha é o bolonhesa. Entretanto, se não feito corretamente, ele pode facilmente ficar ácido demais. Afinal, o molho de tomate tem essa característica.
Para controlar a acidez, você pode acrescentar pequenos cubos de cenoura na hora de refogar a cebola e o alho. Além de ajudar com a acidez, esse ingrediente ainda vai dar um toque a mais no sabor.
Na hora de montar
No momento de montar sua lasanha perfeita, unte o recipiente com azeite ou manteiga antes de adicionar a primeira camada de molho. Depois, intercale entre a massa, o molho e o recheio. Uma dica importante é fazer várias camadas de cada coisa, de preferência mais do que três, para que ela fique bem firme.
Não economize no queijo
Muitas pessoas acrescentam, além das camadas mencionadas, uma de queijo junto com o recheio. E não para por aí, viu? Pra melhorar mais ainda a sua lasanha, vale acrescentar queijo ralado ou fatias de muçarela também no final, em cima de tudo!
Incremente a carne moída
A carne moída pode até ser o recheio mais comum na lasanha, mas isso não quer dizer que ela sempre fique boa. Para garantir que ela surpreenda, use alguns ingredientes extras, como azeitonas ou mesmo um pouco de pimenta, na carne.