Aprenda com a 'chef do peru' a deixar seu assado bem suculento na ceia

Giu Giunti dá suas dicas para deixar a carne das suas aves suculentas para as festas de fim de ano

21 dez 2023 - 18h25
(atualizado às 18h27)
Chef do Peru Giu Giunti
Chef do Peru Giu Giunti
Foto:

Assados grandes são sempre um desafio e surge a dúvida de como temperar e deixar tudo com sabor e suculência. Hoje vou te dar algumas dicas para você arrasar nas festas de fim de ano e fazer uma ceia incrível.

Para garantir um sabor delicioso, assados grandes precisam de bastante tempo de marinada para pegar sabor. Como geralmente são volumosos e carnudos, quanto mais tempo ficarem imersos no tempero, melhor será. Gosto sempre de usar o vinho branco seco como base de líquido da marinada, evite os vinhos doces, o seco é mais saboroso para esse tipo de preparo.

Publicidade

Aposte no uso de ervas aromáticas de sua preferência, alecrim, tomilho e salsinha são ótimas opções para deixar um toque de frescor. Na hora de assar fique atento para não deixar as ervas sobre a carne, elas tendem a queimar se ficarem na superfície. Procure deixar no fundo da assadeira junto do vinho da marinada ou caldo.

Os vegetais também trazem muito sabor para a marinada, capriche na cebola, alho, alho-poró, salsão e o que mais gostar. Cortar em pequenos pedaços ajudam a passar mais sabor, quanto mais área de contato melhor. Para deixar o peru suculento, mantenha a pele, ela possui bastante gordura. Outra dica é com cuidado levantar a pele e por dentro passar manteiga com ervas e alho bem picadinho. Essa etapa requer cuidado para não romper a pele, use uma colher ou a ponta dos dedos, espalhe bem por dentro e por fora.

É importante frisar que a marinada desses alimentos deve ser feita na geladeira, caso o recipiente onde fizer não seja grande, vire de tempos em tempos para que tudo pegue bastante sabor. Na hora de levar ao forno, pré-aqueça a 200°C. Coloque na assadeira e despeje o conteúdo da marinada no fundo da assadeira. Essa etapa é importante para deixar a carne suculenta. Tampe com papel alumínio e certifique-se de que está bem vedado. Leve ao forno com o papel e deixe assar por pelo menos uma hora. Na cozinha, geralmente calculamos 1kg de proteína para cada hora de forno.

Depois de assado, retire o papel alumínio para dourar. Na hora de servir, retire o peru ou pernil da assadeira, coe o molho, e reduza na panela para que fique mais grossinho. Outra dica é rechear com itens gordurosos e suculentos como bacon ou maçã. Quanto mais umidade na peça melhor será!

Publicidade
Fonte: Giu Giunti - O Melhor Prato
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações