Ah, as festas de fim de ano! São sempre recheadas de comidas tradicionais e deliciosas, quem me dera se todos os dias fossem Natal. Sou fã da ceia e de tudo que envolve essa data.
Na minha família eu sou a escolhida para fazer os assados e confesso que adoro. Embora muita gente ache que fazê-los dá muito trabalho, já vejo de outro modo, são fáceis de temperar e assar. Vou compartilhar dicas que vão te ajudar na hora do preparo.
Começando pela marinada, o tempero é o segredo do sabor. Para peças grandes e volumosas é fundamental fazer uma boa marinada rica em muitos temperos. Geralmente uso um vinho branco e seco, ervas aromáticas, sal, alho e cebola.
Como saber a quantidade de sal? Quando a peça for muito grande gosto de calcular 1 colher de sopa bem rasa por quilo. É importante que seja rasa para não carregar no sal.
O tempo dessa marinada deve ser longo, pelo menos 12 horas, mas honestamente gosto de deixar até 48 horas, fica extremamente saboroso. Outro ponto muito importante é virar sempre a proteína dentro da marinada para que todas as partes fiquem temperadas. Lembre-se de deixar tudo na geladeira. Não faça essa marinada em temperatura ambiente.
Na hora de assar, retire a peça da marinada e coloque na assadeira, despeje parte da marinada junto. É importante cobrir bem com papel alumínio e deixar bem vedado para que no começo do cozimento fique com bastante vapor. As primeiras horas gosto de preparar assim e depois, quando já estiver totalmente assado, retiro o papel e deixo dourar para ficar com uma corzinha. O tempo de forno é calculado de acordo com o peso. Para cada quilo, uma hora de forno a 180°C.
Na hora de servir, para fazer o molho retire o assado do tabuleiro e deixe o líquido que sobrou, coloque o restante da marinada e deixe reduzir na boca do fogão. Coe e deixe em uma molheira ao lado do assado.