Se tem uma coisa que deixa as pessoal de cabelo em pé saber como porcionar os alimentos sem que sobre ou falte comida nas festas. Realmente é mais desafiador quando aumentamos os números de pessoas para servir, entram crianças, homens, mulheres e cada um tem um perfil de alimentação.
Aperitivos
Começando pelos aperitivos, gosto muito de contar de 5 a 6 unidades por pessoa. Vale a pena fazer aperitivos para receber os convidados, pois geralmente as pessoas já chegam com fome ou vontade de comer.
Quando tem bastante gente, gosto de apostar nas tábuas de frios que são fartas e variadas, frutas secas e amendoins. É claro que também não podemos deixar de falar dos bolinhos e risoles que sempre são vistos nos encontros em família.
Carnes
Para quantificar as proteínas, o cálculo médio é de 120g por pessoa. Essa conta funciona bem.
Acompanhamentos
Para fazer arroz eu geralmente conto uma xicrinha de café por pessoa, tanto para arroz branco quanto para arroz de risoto.
Salada
Aposte em fazer um saladão, além de serem coloridos e bonitos ajudam a trazer saciedade. Lembrando que o salpicão pode ser considerado uma salada.
Sobremesa
Para a sobremesa gosto de ter sempre uma variedade de 3 tipos de doces, uma com frutas como um merengue de morangos, outra com chocolate como uma torta ou mousse, e uma clássica como um pudim de leite que agrada à gregos e troianos.