As nozes estão entre os alimentos tradicionais das festas de fim de ano. Versáteis, elas podem ser consumidas tanto como petiscos quanto como acompanhamento de pratos doces e salgados.
Além disso, as nozes também possuem em sua composição nutrientes fundamentais para o bom funcionamento do organismo, como ômega 3, ômega 6, vitamina C, vitamina E, zinco e potássio.
Apesar de serem calóricas, as nozes promovem diversos benefícios para a saúde. Nesse sentido, o Alto Astral consultou a médica nutróloga Dra. Ana Luisa Vilela, que nos explicou as vantagens de incluir as nozes na alimentação. Veja abaixo:
Melhora a função intestinal
Por serem ricas em fibras, polifenóis e ômega 3, as nozes atuam como um alimento prebiótico. Assim, estimula o crescimento de bactérias benéficas no intestino, melhorando a função intestinal, prevenindo a prisão de ventre e diminuindo o risco de câncer de cólon.
Controla o diabetes
Por serem oleaginosas ricas em fibras e ômega-3, o consumo diário de nozes pode ajudar a controlar a diabetes. O nutriente melhora as funções da insulina, que é o hormônio responsável por controlar a glicemia sanguínea.
Previne o câncer
As nozes contêm tocoferóis e polifenóis, que são compostos bioativos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que impedem a multiplicação de células cancerígenas, prevenindo o desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
Evita doenças neurodegenerativas
Os polifenóis presentes nas nozes têm potente ação anti-inflamatória e antioxidante que previnem danos nas células do cérebro. Eles melhoram o funcionamento dos neurônios e protegem o cérebro do surgimento de doenças como Alzheimer.
Previne o envelhecimento precoce
As nozes possuem antioxidantes que ajudam a reduzir os danos celulares causados pelos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.
Ajuda a perder peso
As nozes são ricas em fibras e proteínas que aumentam a saciedade e reduz a fome ao longo do dia, ajudando no processo de emagrecimento. Porém, ela possui grandes quantidades de calorias, sendo assim consuma com moderação!