Na Páscoa, é comum comprar algum chocolate, seja para si mesmo ou para dar de presente para amigos e familiares. Em qualquer um desses casos, todo mundo deseja que o doce seja de qualidade, não é mesmo?
Porém, muitos não sabem como ter certeza se o produto é de boa qualidade e se baseiam inteiramente nas marcas mais famosas. Esse é um bom começo, todavia existem outros aspectos que devem ser notados em um chocolate antes da compra, seja ele ao leite, branco, preto, amargo ou qualquer outro.
A seguir, veja alguns desses aspectos para não errar nas suas compras e presentes de Páscoa:
O cacau
Um dos principais indicativos de um chocolate de qualidade é o seu percentual de cacau. O esperado é que ele tenha pelo menos 25%, porém quanto maior, melhor.
Para saber essa informação, basta conferir o rótulo do produto. Ele ainda vai dizer coisas sobre a origem desse cacau e outros ingredientes.
Lembre-se que a ordem dos ingredientes no rótulo vai de maior para menor quantidade. Assim, dá para saber se ele tem uma predominância de cacau ou de açúcar, por exemplo.
Ingredientes de um chocolate de qualidade
Quando estiver olhando o rótulo, observe também quais os outros ingredientes. Além da grande quantidade de cacau, um bom chocolate pode ter manteiga de cacau. Já itens como óleos vegetais, gorduras hidrogenadas e aditivos desnecessários são um mau sinal.
Geralmente, os chocolates mais amargos seguem mais esse padrão de qualidade, enquanto os recheados costumam ter bastante dos ingredientes menos desejáveis.
Preço
Não é verdade que, quanto mais caro o chocolate é, melhor ele será. Contudo, considerando que o uso de bons ingredientes acaba encarecendo o produto, faz sentido desconfiar daqueles que são baratos demais.
Textura, aparência, aroma, sabor e crocância
Existem ainda alguns fatores que você provavelmente só perceberá depois da compra. Entretanto, eles podem ser úteis se você tiver como comprar um para provar e apenas depois mais para dar de presente, por exemplo.
O primeiro deles é a textura. Um chocolate de qualidade não é muito pegajoso e nem se desmancha ou se esfarela com facilidade. Ademais, a sua aparência não deve ter manchas brancas ou cinzas, que podem indicar, inclusive, um mau armazenamento.
E sabe aquele cheirinho gostosos de chocolate, rico e complexo, que pode ter notas terrosas, de frutas ou de especiarias? Pois é, um produto ruim não terá esse aroma.
Ao colocar o chocolate na boca, você também pode notar alguns sinais. O seu sabor precisa equilibrar bem doçura, amargor e sabores diferentes. Se ele for apenas doce, pode ter açúcar demais. Por fim, ele deve fazer um pequeno estalo ao ser quebrado, o que demonstra crocância, e derreter facilmente na boca.