Páscoa saudável: dicas para começar a gostar mais do chocolate amargo

O chocolate amargo é muito mais saudável para o organismo; veja como começar a se acostumar com o seu gosto nessa Páscoa

25 mar 2024 - 12h00

Com a Páscoa já aí, você provavelmente está sendo bombardeado com propagandas de ovos de chocolate. Tem opções ao leite, brancas, cheias de recheio, crocantes… chega a dar água na boca. Todavia, quem está de dieta ou tentando ser mais saudável pode querer fugir dessas guloseimas.

Tenha uma Páscoa saudável com o chocolate amargo
Tenha uma Páscoa saudável com o chocolate amargo
Foto: Shutterstock / Alto Astral

O chocolate amargo, por outro lado, é bem mais saudável e uma alternativa interessante na Páscoa. Isso não quer dizer que dê para comer o quanto desejar dele, mas em quantidades controladas, os ovos com esse tipo de chocolate podem entrar na maioria das dietas.

Publicidade

O único problema, nesse caso, é que muitas pessoas ainda não estão acostumadas com o gosto dos chocolates com menos açúcar e alto teor de cacau. Por isso, acabam dizendo que "não gostam" deles e nem dão mais chances para o ingrediente.

Que tal tentar apreciar o chocolate amargo mais uma vez usando algumas dicas de Adriana Stavro, nutricionista mestre pelo Centro Universitário São Camilo? Descubra os truques da especialista e tenha uma Páscoa mais saudável:

Dicas para degustar o chocolate amargo

Segundo a profissional, a chave é ir se acostumando com o gosto do chocolate amargo aos poucos. Porém, para isso, ela não recomenda começar com as opções menos amargas - muito pelo contrário.

"Comece degustando chocolates com 80% a 85% de cacau, que têm menos açúcar e sabores mais intensos. Diminua gradualmente o teor de cacau do chocolate, passando para porcentagens menores, como 75%, 70% e 60%", recomenda ela. É preciso degustar lentamente e, entre cada uma das delícias, beber água para limpar o paladar.

Publicidade

Com a diminuição gradual, os chocolates vão parecer cada vez mais doces, ocorrendo uma percepção mais ampliada do açúcar. Assim, você vai começar a notar como os tipos mais comuns são doces demais e os mais amargos têm uma maior complexidade de sabores.

Esse processo permite que o paladar se acostume lentamente aos chocolates mais amargos, desenvolvendo uma apreciação pelos sabores ricos do cacau, ao mesmo tempo em que reduz a preferência por chocolates excessivamente doces.

Benefícios do chocolate amargo

Vale ressaltar novamente que o chocolate amargo tem vários benefícios para a saúde. Alguns exemplos são:

  • Ajuda o sistema cardiovascular
  • Tem função contra o diabetes
  • Melhora a microbiota intestinal
  • É bom para o sistema nervoso
  • Traz felicidade e um efeito afrodisíaco

E aí, vai tentar ter uma Páscoa mais saudável neste ano?

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se