Aposto que, assim como eu, você é fã de pinhão! E não estamos sozinhos. Nesta semana, o jornalista César Tralli chamou a atenção nas redes sociais ao mostrar uma salada com pinhão que levou de marmita para a Rede Globo.
"Salada de Pinhão; Que eu mesmo colhi no chão; Com Tici e Manu; Debaixo das araucárias de Campos do Jordão…Muito 'bão'"
César Tralli
Eu adoro comer o pinhão cozido com sal, mas - assim como fez o Tralli - existem vários outros tipos de preparos que podemos fazer para consumir essa iguaria.
Semente macia e rica em vitaminas
Muita gente acha que o pinhão é uma fruta do Pinheiro, mas na verdade ele é a sua semente. Você pode cozinhar ou assar o pinhão para amolecer e assim comer. Outra característica dele é a sazonalidade, dando início em abril e permanecendo até julho. Ou seja, já já "está chovendo pinhão".
Além disso, o pinhão é um alimento riquíssimo em vitaminas do complexo B, vitamina E, magnésio, fósforo, potássio e zinco, que ajudam nas funções muscular e óssea, sem contar que é um excelente antioxidante o que ajuda a combater o envelhecimento das células.
Vou te dar algumas dicas de como consumir essa delícia em diversos preparos.
Saladas com Pinhão
Um jeito refrescante de comer o pinhão é em saladas, basta cozinhar as sementes em uma panela de pressão por aproximadamente 30 minutos ou até que ele fiquem macios. Escorra a água e retire da casca. Sirva junto com uma salada de grãos ou folhas, coloque umas tiras de cebola roxa, queijo parmesão ralado na hora e tomates, além de trazer uma cor diferente, fica delicioso e com sabor muito especial. Para que a salada de folhas não murche é importante que eles estejam totalmente resfriados. Quando cozido em água, sua validade é de aproximadamente 5 dias se mantido refrigerado.
Purê de Pinhão
Certa vez fiz um purê de pinhão e ficou divino, um excelente acompanhamento para uma carne assada ou um frango ensopado. Para que o purê de pinhão seja realmente um sucesso tem um truque que vai trazer volume e leveza para a receita. Use como base para o seu purê a batata, isso serve não somente para o purê de pinhão como para qualquer purê que você venha fazer. A Batata possui um sabor mais neutro o que faz com que o pinhão se destaque e traz consistência cremosa, afinal o pinhão tende a ser mais “farelento”
Farofa de Pinhão
Para acompanhar um bom churrasco ou um peixe assado a farofa é perfeita. Basta usar uma farinha mais grossa como a de milho ou até mesmo uma farinha de pão moído, é só refogar a cebola em uma quantidade exagerada, assim ela fica molhadinha e cheia de sabor. Na farofa acrescente também pedacinhos de bacon e bastante cheiro verde.