Se você está procurando uma entrada sofisticada que impressione seus convidados e ofereça uma combinação de sabores irresistíveis, esta receita de salada de lula e batata-doce é a escolha perfeita.
Tão boa que nem precisa de prato principal! Um lacre.
Anote os ingredientes e aprenda a fazer essa salada comigo no vídeo abaixo:
Video Player
Ingredientes
- 250g de lula em anéis;
- 1 batata-doce cortada em cubos;
- 14 unidades de tomates cereja'
- 1 cebola roxa;
- 50g de parmesão ralado;
- 50g de bacon em fatias;
- Alface romana ou outra folha de sua preferência.
Ingredientes para o molho
- 1 gema;
- 2 dentes de alho amassados;
- 1/2 limão tahiti;
- 1 colher de café de páprica defumada;
- 150ml de azeite;
- Sal e pimenta do reino.
Modo de fazer
- Preparar os ingredientes: comece assando os cubos de batata-doce. Coloque-os em uma assadeira, tempere com um pouco de azeite, sal e pimenta, e asse em forno pré-aquecido a 200°C por cerca de 25-30 minutos, ou até que fiquem dourados e macios, mas pode também serem feitas na airfryer, utilizando o mesmo tempo e temperatura, como mostro no video.
- Preparar a lula: enquanto a batata-doce assa, frite os anéis de lula em uma frigideira quente com um pouco de azeite até que estejam bem cozidos e levemente dourados. Reserve.
- Bacon: intercale fatias de bacon com papel toalha e leve para o microondas por cerca de 5 minutos em potência alta. Esse tempo pode variar de acordo com o seu equipamento.
- Preparar o molho: em uma tigela pequena, misture a gema, o alho amassado, o suco de limão tahiti e a páprica defumada. Com um batedor, adicione lentamente o azeite em fio, batendo continuamente até que o molho fique espesso e emulsificado. Tempere com sal e pimenta a gosto.
- Montar a salada: em uma tigela grande, misture a alface romana com os tomates cereja cortados, a cebola roxa, a batata-doce assada e a lula. Adicione o parmesão ralado e o bacon crocante por cima.
- Servir: regue a salada com o molho espanhol preparado e sirva imediatamente para um prato fresco e sofisticado.
Fonte: Rafull Torres
Brasiliense de família paraibana e cearense, Rafull Torres nasceu e cresceu em contato com a riqueza e diversidade da culinária nordestina e do centro-oeste. Começou a se aventurar na cozinha, ainda criança. Hoje se dedica a ensinar como cozinhar comida de verdade de um jeito prático, espontâneo e engraçado.