No interior paulista, Cunha é conhecida por uma rica gastronomia caipira e por extensas plantações de lavanda. Além do potencial terapêutico e cosmético, a planta também é amplamente apreciada na gastronomia. Um bom exemplo deste uso é a soda caipira de lavanda, do restaurante Kallas da Serra. A bebida, feita com um xarope doce infusionado em lavanda, é um dos destaques do estabelecimento comercial mais antigo da Estrada Cunha-Paraty, que data de 1994.
Para acompanhar o drink, a cozinheira Regina Celia Gonzaga serve porco na lata, carro-chefe do restaurante, e iguarias da roça paulista, como frango à moda caipira e torresmo. O Kallas da Serra é um dos points da Rota Gastronômica Vale do Paraíba & Mantiqueira, composta pelas regiões turísticas Mantiqueira Paulista, da Fé e Rios do Vale.
Para conhecer esta e outras joias, a quinta edição do Sabor de São Paulo está explorando municípios da região entre 1 e 7 de outubro. Pensando em trazer os sabores do interior paulista para a sua casa, apresentamos a receita original da soda caipira da lavanda. É uma opção docinha e ideal para apreciar a comida típica da roça.
Soda caipira de lavanda
Tempo: 15min (+5 dias de descanso) Dificuldade: médio
Ingredientes:
- 1l de água
- 300g de açúcar
- Ramos de lavanda a gosto
- Gelo a gosto
- Água com gás para completar o copo
Modo de preparo:
- Para a base, faça um xarope com a água e o açúcar até ficar em ponto de fio
- Adicione a lavanda e deixe 5 minutos em infusão para soltar o sabor
- Guarde em uma garrafa fechada por pelo menos 5 dias
- Para servir, em um copo de shot de 300mL, derrame o xarope, adicione o gelo e então complete com água com gás.
Colaboração: Restaurante Kallas da Serra.