Tipos de tomate: saiba como diferenciar e quando usar cada um

Questões como formato, tamanho, cor e até sabor do tomate podem depender de seu tipo; saiba como fazer a melhor escolha nas compras

3 jul 2024 - 13h30

O tomate é tão presente no dia a dia dos brasileiros que algumas pessoas podem nem perceber o quanto o consomem. Ele está na salada do dia a dia, em muitos molhos para massas ou pizzas, no ketchup do hambúrguer, em cubinhos no meio de recheios para as mais diversas receitas etc.

Entenda as diferenças entre os tipos de tomate
Entenda as diferenças entre os tipos de tomate
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Isso sem contar que a fruta ainda é saudável, cheia de nutrientes importantes. Ela carrega, por exemplo, o licopeno, um carotenoide que tem ação antioxidante, reduzindo os radicais livres e os riscos de câncer de próstata, mama, pulmão, entre outros.

Publicidade

Entretanto, nem todo tomate é igual, sabia? Existem vários tipos desse alimento, cada um com sua cor, textura, tamanho e gosto. Ou seja, dependendo do preparo que você quer fazer, pode ser que uma variedade seja mais adequada do que outra para ele.

A seguir, veja 6 dos tipos de tomate mais comuns, suas diferenças e usos:

Tomate salada

O tomate salada, também chamado de longa-vida, não tem esses nomes à toa. Ele realmente dura mais do que outros tipos de tomate antes de começar a se deteriorar e, justamente por isso, é um dos mais adequados para usar in natura nas saladas.

Essa variedade é uma das mais consumidas no Brasil e costuma ter formato globular achatado e coloração vermelha ou rosada.

Publicidade

Carmen

Esse também é bem comum nos mercados brasileiros e dura por bastante tempo. Entretanto, sua textura é mais firme e seu tom fica entre o vermelho e amarelo.

Débora

Apesar de também durar um bom tempo, o tomate débora é mais presente em molhos. Isso porque seu sabor combina mais com esse tipo de preparo, pelo menos para o paladar da maioria das pessoas. Seu formato é redondo, sua textura firme e a coloração costuma ser vermelha.

Momotaro

Já esse tomate é bem mais macio - algumas pessoas podem até confundir e achar que ele está mole demais. Seu consumo também é mais in natura, contudo ele aparece mais em pratos mais elaborados e sofisticados. Um grande diferencial dele é seu sabor mais adocicado.

Italiano

O tomate italiano é outro que vai bem nos molhos, porém é preciso consumi-lo logo, já que sua durabilidade é curta, viu? É fácil distingui-lo de vários outros tipos de tomate, já que é mais alongado.

Publicidade

Cereja

Por fim, há o tomate cereja, conhecido por ser bem pequeno. Ele tem uma grande concentração de água e, por isso, é bem refrescante. É muito usado tanto em saladas quanto em pratos mais elaborados.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se