Os chocolates suíços são considerados um dos melhores do mundo pelo sabor e cremosidade. A marda Lindt, famosa e reconhecida, com lojas em vários países, entrou na lista dos top 5 avaliada por degustadores suíços!
Em 1875, o confeiteiro suíço Daniel Peter criou a receita do primeiro chocolate ao leite do mundo que trouxe um sabor leve e suave que virou uma paixão mundial. Os suíços se especializaram na produção do doce - mesmo o país não sendo produtor de cacau - e são referência mundial.
O canal SRF chamou seis especialistas para participar de um teste às cegas e avaliar as 12 marcas mais vendidas de chocolate ao leite no comércio varejista da Suíça. Na avaliação com notas até 5, foram levados em consideração o cheiro, sabor, textura e aparência.
Antes do resultado foi defininido que se duas marcas de chocolate recebessem a mesma pontuação do júri, a mais barata (por 100 gramas) ficaria na posição mais alta.
Qual o melhor chocolate da Suíça?
O chocolate eleito o melhor do mundo da Suíça, com nota 4,8, foi o Alprose Vollmilch, avaliado pelo equilíbrio entre leite e chocolate, sendo descrito com um sabor “complexo, harmonioso e com nozes”.
Três marcas obtiveram 4,7 e menor valor foi levado em conta para a definição do segundo lugar. A marca do supermercado Coop, Naturalplan custa 1,95 CHF e segundo o júri tem “notas de caramelo, açúcar mascavo e baunilha”. Em seguida vieram o Migros Bio Au lait – Fairtrade e Lindt Milch Extra.
O Alpenmilchshokolade Cailler, da Nestlé, ficou no último lugar da lista com nota 4. Segundo os jurados, ele é granulado, não tem sabor de chocolate alpino e é muito doce.
Confira a classificação abaixo!
Alprose Vollmilch - 4,8
Naturaplan Lait Chocolat Bio - 4,7
Migros Bio Au lait – Fairtrade - 4,7
Lindt Milch Extra - 4,7
Villars Lait Suisse - 4,5
Choba Choba 41 % Fine Milk Chocolate - 4,5
Halba Milch - 4,4
Munz Feinste Milchschokolade - 4,4
Frey Lait - 4,3
Milka Alpenmilch - 4,3
Denner Milch - 4,2
Cailler Alpenmilchschokolade - 4