Sanduíche bauru é oficializado como patrimônio cultural imaterial e tem receita original protegida

Decreto foi publicado no Diário Oficial do Município de Bauru, no interior de São Paulo.

14 nov 2024 - 04h59
(atualizado às 10h30)
Sanduíche bauru do Ponto Chic, em São Paulo
Sanduíche bauru do Ponto Chic, em São Paulo
Foto: Reprodução/Instagram/Ponto Chic

O sanduíche bauru, ícone da culinária paulista, acaba de receber um título ainda mais especial: patrimônio cultural imaterial da cidade de Bauru, no interior de São Paulo. A decisão, publicada no Diário Oficial do Município, garante a proteção da receita original do lanche que conquistou paladares por todo o Brasil.

A história do lanche começou com um bauruense em São Paulo (SP), na década de 1930. O radialista Casemiro Pinto Neto, conhecido pelos amigos como Bauru, pediu o lanche pela primeira vez no famoso Ponto Chic, em São Paulo e a receita não vinha com picles. Ele sugeriu que fosse preparado um sanduíche diferente com o pão francês aberto e tivesse o miolo retirado e viesse recheado com queijo derretido, rosbife e tomate.

Publicidade

Depois disso, ele foi batizado de bauru e rapidamente se espalhou pela cidade e se tornou o carro-chefe do cardápio do Ponto Chic.

O picles só foi acrescentado bem depois, em 1950, quando o sanduíche já havia se popularizado na cidade. Nos anos 90, a cidade de Bauru oficializou a receita original do sanduíche com a Lei Municipal 4314, sancionada em 1998, que registrou o bauru como produto típico da cidade.

A receita original considerada o patrimônio é feita com:

  • Pão francês, sem o miolo na metade superior;
  • Fatias de rosbife com sal;
  • Tomate em rodelas, com orégano;
  • Queijo amarelo derretido na água;
  • Picles.

Desde 2018, o bauru já é considerado patrimônio cultural imaterial do estado de São Paulo e ele foi incluído como patrimônio de Bauru no Diário Oficial da cidade no último dia 31 de outubro.

Publicidade

Esse registro oficial permite que, mesmo com as variações de ingredientes, a receita original se mantenha preservada. Além disso, o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) de Bauru e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedecon) emitem um certificado que atesta que determinado estabelecimento comercial ou evento prepare o lanche seguindo a receita original.

Sanduíche brasileiro está no ranking dos melhores do mundo Sanduíche brasileiro está no ranking dos melhores do mundo

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se