Seis bistrôs para visitar durante a Olimpíada de Paris

Chefs e especialistas compartilham seus restaurantes - e pratos - preferidos na Cidade Luz, que é atual sede dos jogos olímpicos

5 ago 2024 - 22h17

Conhecida pelos seus patrimônios artístico e cultural, Paris também é um prato cheio para os entusiastas da boa mesa. E para saborear os clássicos da culinária francesa, nada melhor do que visitar um dos inúmeros bistrôs espalhados pela cidade.

La Fontaine de Mars, clássico bistrô, localizado nos arredores da icônica Torre Eiffel
La Fontaine de Mars, clássico bistrô, localizado nos arredores da icônica Torre Eiffel
Foto: Reprodução/Instagram/@lafontainedemars

Em comum, restaurantes do gênero costumam ser pequeninos, intimistas e de clima descontraído. Sem contar que boa parte dos bistrôs ostentam mesinhas do lado de fora, com as cadeiras viradas para a calçada - nada mais parisiense do que assistir a vida passar.

Publicidade

Paladar perguntou para chefs especialistas quais são os seus bistrôs favoritos em Paris. Confira:

Benoit Paris

Localizado na região do Marais, o bistrô inaugurado em 1912 é comandado pelo lendário chef Alain Ducasse desde 2005. Com Ducasse, aliás, o restaurante ganhou uma estrela Michelin. Com atmosfera vintage, o bistrô é a sugestão do chef banqueteiro Gustavo Pereira, do buffet Partager Gastronomia. "Eles servem pratos clássicos da cozinha francesa. É para quem quer experimentar os clássicos sem errar", define ele. Entre as dicas de Pereira está o cassoulet, um cozido de feijão branco que lembra a feijoada brasileira.

Onde: 20 Rue Saint-Martin, 75004. @benoitparis_restaurant

Le Colimaçon

Localizado na região do Marais, o bistrô inaugurado há três décadas oferece pratos clássicos, elaborados com ingredientes locais e sazonais. "É uma cozinha francesa generosa, tradicional e com pratos muito bem executados", define o restaurateur Leo Henry, do restaurante francês La Casserole e do bar Infini. As pedidas favoritas de Henry são os escargots com molho de manteiga, alho e salsinha e a terrine de foie gras com chutney de figo e cebola roxa. Já o steak tartar do bistrô é um dos preferidos do chef francês Patrick Martin, diretor da Le Cordon Bleu São Paulo.

Publicidade

Onde: 44 Rue Vieille du Temple, 75004. @lecolimacon.paris.marais

L' Ami Jean

O bistrô comandado pelo chef Stéphane Jégo tem clima descontraído e a especialidade são os pratos elaborados com ingredientes sustentáveis. Segundo o chef Renato Carioni, do restaurante Così, o ponto alto do restaurante são as receitas elaboradas com frutos do mar, como o polvo assado com jus de carne bovina. "Não deixe de pedir a sobremesa. Lá eles servem o melhor arroz doce da Terra, com caramelo salgado e nougatine", recomenda ele.

Onde: 27 Rue Malar, 75007. @l_ami_jean

La Fontaine de Mars

O clássico bistrô, localizado nos arredores da icônica Torre Eiffel, atrai uma legião de turistas e parisienses, em busca de receitas clássicas e bem executadas. E é um dos preferidos de Mateus Turner de Godoy, sócio do restaurante Casa Santo Antonio. "Vale pedir o pato confitado com batata bolinha e o frango com molho de cogumelos morilles", recomenda ele. Para a sobremesa, a pedida de Godoy é o île flottante, sobremesa clássica elaborada com ovos nevados.

Onde: 129 Rue Saint Dominique, 75007. @lafontainedemars

Chez Janou

A especialidade do bistrô é a cozinha provençal, inspirada no Sul da França. O magret de pato com batatas e o entrecôte ao molho poivre estão entre as pedidas favoritas da chef confeiteira Nana Fernandes, do Açucareiro da Nana. "Os pratos são maravilhosos, mas a estrela da casa é a 'mousse au chocolat' que é trazida à mesa numa compoteira e servida em grandes e deliciosas colheradas na sua frente", conta ela.

Publicidade

Onde: 2, rue Roger Verlomme, 75003. @chezjanou

Arnaud Nicolas

Ao lado da boutique especializada em charcutaria - que conquistou o prêmio de melhor da França em 2004 - fica um bistrô, que tem como especialidade o pâté en croûte, um clássico da culinária francesa em que uma espécie de terrine é envolvida por uma massa crocante. Entre as sugestões, destaque para o pâté en croûte de porco com foie gras e pistache. É parada obrigatória tanto de Carioni quanto da chef gelatière Marcia Garbin, da Gelato Boutique. "Lá você pode experimentar várias opções. Ou passar na loja ao lado, comprar uma fatia e levar para fazer um piquenique", sugere ela

Onde: 46 Avenue de la Bourdonnais, 75007. @arnaudnicolasparis

Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações