Sem medo de começar! 5 dicas de cozinha essenciais para iniciantes

No começo, se aventurar na cozinha pode parecer complicado; porém, com essas dicas para iniciantes, você já vai evitar vários perrengues

1 jun 2024 - 15h09
(atualizado às 16h08)

Começar a se aventurar na cozinha pode ser um pouco complicado. Afinal, quem nunca queimou alguma receita ou errou feio no tempero alguma vez quando ainda era iniciante, não é mesmo? É apenas com a prática que as habilidades de culinária vão realmente aparecer.

Porém, se você é iniciante na cozinha, existem algumas dicas que podem ser bem úteis para você. Com elas, o processo para se tornar um bom cozinheiro vai ficar um pouco menos complicado e você vai passar por menos sufocos no meio do caminho. Mesmo que você ainda não saiba nem fritar um ovo, essas dicas vão te dar um norte e ajudar a ter mais segurança na hora de cozinhar.

Publicidade

Quer saber quais são elas? Veja a seguir 5 dicas de cozinha para iniciantes:

Veja dicas de cozinha para iniciantes
Veja dicas de cozinha para iniciantes
Foto: Shutterstock / Alto Astral

Já pegue todos os ingredientes

Mesmo cozinheiros mais experientes cometem esse erro de vez em quando - esquecer de pegar todos os ingredientes antes de começar a receita. Isso pode criar vários perrengues, como a correria para pegar tudo enquanto precisa misturar algo no fogão, por exemplo, ou a descoberta de que não tem tudo de que precisa em casa.

Aliás, uma outra dica sobre os ingredientes é que é bom sempre ter pelo menos o dobro da quantidade indicada, especialmente no caso de iniciantes, para ser possível repetir a receita caso faça algo errado.

Vá devagar com o tempero

Para muitos iniciantes, o maior desafio na cozinha são os temperos. Afinal, quando a receita diz para colocar sal ou pimenta "a gosto", como saber a quantidade ideal? Para não errar nesse momento, o ideal é sempre ir adicionando os ingredientes em pequenas pitadas e provando. Assim, você garante que não haja tempero demais ou de menos.

Publicidade

Opte pelo fogo baixo

Existem alguns preparos nos quais o fogo alto é preciso - para selar carnes ou reduzir líquidos, por exemplo. Entretanto, na maior parte das receitas o melhor para um iniciante é usar o fogo baixo. A comida pode demorar mais para ficar pronta, mas assim é mais fácil de controlar e não queimar o alimento.

Sempre prove sua comida

É preciso criar o hábito de ir provando sua comida enquanto cozinha. Sem isso, você não vai saber se errou em algo ou se é preciso ajustar a quantidade de algum ingrediente.

Não desista!

Todo mundo erra no começo (e mesmo depois). Por isso, não tenha medo e não desista, pensando que não consegue. Ademais, é errando que se aprende, então tente sempre entender quais foram os erros para arrumá-los da próxima vez.

Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações