Sushi, frutas e brigadeiro: conheça harmonizações diferentes com azeite

A azeitóloga Ana Beloto conta como combinar alimentos diferentes com azeite em todas as refeições do dia; confira

30 set 2022 - 09h47
(atualizado às 10h29)

Segundo a azeitóloga Ana Beloto, devemos consumir, todos os dias, 20ml de azeite, o equivalente a duas colheres de sopa. Dividindo essa quantidade nas refeições do dia, o azeite fica menos evidente e acaba se transformando em um grande aliado para dar sabor e tempero aos seus pratos. 

Foto: fcafotodigital / iStock

“Quando eu apresento uma nova combinação, a intenção é mostrar a versatilidade do azeite, que pode ser usado desde a entrada, até o prato principal e também na sobremesa”, explica a especialista, que recomenda utilizar azeite inclusive no café da manhã. 

Publicidade

Além de utilizar como complemento, na finalização de pratos, Ana Beloto recomenda também substituições com azeite, por exemplo, substituir a manteiga usada para fazer brigadeiro por azeite. “Para fazer a substituição é simples, a cada 2 colheres de manteiga, substitua por uma colher de sopa de azeite. Para óleo, a proporção é a mesma, o quanto você colocaria de óleo, coloque de azeite”, afirma.

Confira as combinações mais exóticas indicadas pela especialista:

Salada de fruta com azeite

Foto: 5second / iStock

Para o café da manhã esta combinação é perfeita, basta colocar um fio de azeite por cima da salada de fruta ou misturar com a granola. A azeitóloga indica que a mistura seja feita com azeites mais suaves. 

Iogurte com azeite

Foto: mtutuncu / iStock

Outra combinação ideal para o café da manhã: uma quantidade pequena de azeite por cima do seu iogurte matinal já te ajuda a adicionar ômega 3 e ômega 6 em seu alimento, além de deixá-lo mais gostoso. 

Pão ou ovos mexidos com azeite

Foto: robynmac / iStock

Ainda para o café da manhã, caso nenhuma das harmonizações anteriores te agrade, é possível adicionar um fio de azeite no seu pão ou então, utilizá-lo no preparo dos ovos mexidos, ao invés de usar óleo ou manteiga. 

Publicidade

Sushi com azeite

Foto: galina ermolaeva / iStock

A intenção aqui é que o azeite complemente o molho shoyu, auxiliando na diminuição do sabor salgado. Então, coloque um pouco mais de azeite junto com o shoyu e garanta uma mistura mais saudável e deliciosa. Ana Beloto alerta que os dois produtos não vão se misturar, mas que vale a pena fazer o teste. 

Feijoada e churrasco com azeite

Foto: WS Studio / iStock

“Uma dica que eu dou é provar comidas brasileiras com azeite, como feijoada e churrasco. Explorar nossos pratos regionais inclusive usando azeites brasileiros pode ser uma ótima experiência, já que não temos esse costume”, explica a azeitóloga. 

Mousse de chocolate com azeite

Foto: margouillatphotos / iStock

O mousse de chocolate vai muito bem com azeites mais intensos, que podem dar um sabor mais interessante e diferente ao doce.

Doce de leite e goiabada com azeite

Foto: AlessandraRC / iStock

“Doce de leite ou goiabada funcionam perfeitamente com azeites mais suaves, vale muito a pena experimentar”, afirma a especialista. 

Cheesecake com azeite

Foto: emrah_oztas / iStock

Colocar um fio de azeite suave por cima da sua cheesecake vai deixá-la deliciosa. 

Sorvete com azeite

Foto: KristianSeptimiusKrogh / iStock

Nesta combinação, o azeite substitui a calda de chocolate. Coloque um pouco de azeite por cima do sorvete de baunilha ou creme e descubra um novo sabor delicioso. Parece que os dois produtos foram criados para serem comidos juntos.

Publicidade

Brigadeiro com azeite

Foto: diogoppr / iStock

Já essa combinação leva o azeite dentro da receita de brigadeiro. Como dito anteriormente, a dica de Ana Beloto é substituir a manteiga da receita por azeite. A cada 2 colheres de manteiga, substitua por uma colher de sopa de azeite e, assim, terá um brigadeiro delicioso. 

Pipoca com azeite

Foto: Amalia Vargas / iStock

Além de ser mais saudável que o óleo, o gostinho que o azeite deixa na pipoca é único. Depois que você provar essas duas delícias juntas, com certeza você vai viciar. 

Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações