No final de março, a Del Monte, um dos maiores atacadistas de frutas do mundo, lançou o Rubyglow, um abacaxi de cor rubi por fora, amarelo por dentro e com sabor extremamente adocicado. A fruta custa 395,99 dólares, o que seria 2.145,39 reais no Brasil.
Os estoques da fruta já estão esgotados. Pode parecer apenas mais uma excentricidade dos novos-ricos chineses e americanos. Na verdade, é. Mas também é um novo mercado superluxuoso de frutas que está deixando muitos outros mercados fora de jogo.
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O que um abacaxi tem para valer tanto dinheiro?
A resposta é mais complexa do que parece. O Rubyglow é um híbrido entre o abacaxi clássico e uma rara variedade roxa. Um híbrido que também levou muitos anos para se equilibrar. Segundo a empresa, os técnicos da Del Monte levaram 16 anos para desenvolver a fruta.
É preciso dizer, a marca não criou um prodígio de produtividade agrícola: o abacaxi leva dois anos para crescer, pois é preciso deixar amadurecer na árvore e manuseado com muito cuidado, já que é vendido sem coroa, em uma caixa de designer.
Embora, é claro, isso seja apenas parte da explicação. A outra parte está relacionada ao mercado.
Bem-vindo ao mercado de frutas super sofisticadas
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