Tipos de bacalhau. Qual o ideal para a sua receita? Entenda

Tipos de bacalhau, como escolher para a sua receita e obter o melhor resultado

3 abr 2023 - 13h00
(atualizado em 5/4/2023 às 10h30)

TIPOS DE BACALHAU, COMO ESCOLHER PARA A SUA RECEITA

Por Manu Boffino, do Bake and Cake Gourmet, site de receitas, cardápios e lista de compras, que descomplica a sua vida na cozinha.

Existem cinco tipos de peixes salgados (para ver como dessalgar o bacalhau corretamente, clique AQUI ) que são comercializados com o nome de bacalhau e o que torna sua aparência e sabor semelhantes é o processo de desidratação e salga a que são submetidos. Sim, o bacalhau não é um peixe, mas sim o processo de conservação adotado, nesse caso, salgar.

Publicidade

No entanto, depois de dessalgados eles apresentam características diferentes quanto à cor e textura da carne. É importante entender os tipos de bacalhau, para escolher corretamente e obter o melhor resultado em suas receitas.

Quais são os cinco tipos de bacalhau e qual é a melhor forma de  usá-los na cozinha?

O Bacalhau do tipo Cod, reconhecido como o verdadeiro bacalhau, é proveniente de 2 categorias de peixe e também o mais caro: 

  • O Cod Gadus Morhua, considerado o bacalhau mais nobre, pescado no Atlântico Norte, quando salgado e seco tem coloração amarelo-palha uniforme, com postas altas e largas. Cozido, desfaz-se em lascas claras e tenras, de sabor inconfundível. Seus lombos são ideais para as preparações que exigem uma peça inteiriça e suas aparas laterais podem ser usadas para saladas, risotos e outros pratos em que possa ser servido em lascas ou desfiado.

Por ser um tipo nobre, esse bacalhau é ideal para preparar a receita TRADICIONAL, DE Bacalhoada com batatas ao forno, que você pode acessar AQUI:

Bacalhoada, tradicional, a veradeira, à moda portuguesa
Bacalhoada, tradicional, a veradeira, à moda portuguesa
Foto: Bake and Cake Gourmet

Outra boa opção com esse bacalhau é preparar a salada de bacalhau com grão-de-bico, que pode ser feita do zero ou com as sobras da bacalhoada. VEJA A RECEITA AQUI, no TERRA Degusta:

Publicidade
Salada de Bacalhau, com grão de bico, para fazer do zero ou com sobras de bacalhau
Foto: Bake and Cake Gourmet
  • O Cod Gadus Macrocephalus, pescado no Pacífico Norte, com uma coloração um pouco mais clara, é semelhante ao anterior porém sua carne, quando cozida, tem uma textura mais firme e fibrosa. Como não se desfaz em lascas é bom para ser usado desfiado em pratos como saladas, recheios e bolinhos.

Uma boa pedida para esse bacalhau é a receita de Escondidinho, que você acessa AQUI, no TERRA Degusta.

Escondidinho de bacalhau, com purê de batata, e o bacalhau desfiado, rende mais.
Foto: Bake and Cake Gourmet

Na categoria "mais econômicos", porque tem um preço menor em relação ao tipo COD, temos:

  • O Ling (Molva molva), apesar de ser um peixe de qualidade um pouco inferior, tem postas altas e bonitas e carne muito branca. Separa-se em lascas macias e  tem um bom custo-benefício para receitas de forno, panela ou frigideira. 

O Ling é uma alternativa mais econômica para preparar a receita tradicional de BACALHOADA, clique AQUI e veja como fazer.

  • O Saithe (Pollachius virens), apresenta uma carne mais escura e de sabor mais acentuado. Por seu preço mais acessível é bastante usado, sobretudo, no Nordeste brasileiro. Desfia com facilidade e é utilizado principalmente em aperitivos, bolinhos, saladas e ensopados.

Esse bacalhau pode ser usado para fazer o bolinho de bacalhau. Veja a receita AQUI,, no TERRA Degusta:

Bolinho de bacalhau, com ótimo custo-benefício e quase sem farinha.
Foto: Bake and Cake Gourmet

O Zarbo (Brosmius brosme) é o menor peixe de todos os tipos. Tem carne clara e de textura fibrosa. Pode ser usado em caldos, pirões, bolinhos e recheios. 

O Zarbo, pode ser uma boa opção para fazer o ARROZ DE BACALHAU, em que o caldo é preparado com o peixe. Veja a receita AQUI, no TERRA Degusta:

Arroz de bacalhau "a fugir", com rúcula, uma receita portuguesa
Foto: Bake and Cake Gourmet

Escolha o bacalhau ideal para a sua receita, baseando-se nessas dicas e faça a dessalga corretamente. Afinal conhecimento é tudo para quem quer arrasar na cozinha. Lembre-se que um bom prato, começa pela escolha correta do ingrediente.

Publicidade
Quer receber receitas e dicas de gastronomia e culinária?
Ativar notificações